quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A graça de completar 105 anos


Por Clécia Rocha


Acredito que nem todas as pessoas tenham tido o privilégio de participar de um aniversário de 105 anos. Nesta edição, o Jornal Folha do Paraguassu resolveu fazer uma homenagem a lavradora Alcídia Bispo Santiago, que é mais conhecida como Dona Tercília, uma vez que, a mesma irá completar amanhã (5), mais de um século de existência.
Agradecida a Deus pelo dom da vida e por estar faltando poucas horas para completar mais um ano de existência, a lavradora sempre gosta de esclarecer para quem lhe visita, que o maior presente para alguém que vai completar 105 anos, é a presença constante dos amigos. Segundo ela, isso é o que a deixa mais feliz.
Sentada em um banquinho no quintal da sua casa, a dona Tercília para e nos conta um pouco de sua vida. Na verdade teria que ser pouco mesmo, pois com 105 anos, muitas estórias poderiam sair da mente dela, que ainda se encontra lúcida e coerente no que diz, afirmo isso por que é difícil encontrar pessoas com a referida idade e com tamanha lucidez.
Várias estórias me chamaram atenção, dentre as várias, destaco aqui nesses escritos um fato relatado por ela que aconteceu quando esteve em São Paulo, na cidade de Aparecida do Norte. De acordo com a homenageada, em um determinado ano que não se recorda mais, foi abordada por um senhor que saía da Igreja de Aparecida e ajoelhou-se diante dela pedindo: “me abençoe minha mãe Aparecida”.
Além deste fato, ela também contou outro que vale a pena ser registrados nestas breves linhas de homenagem aos seus 105 anos. De pele bem negra e os olhos sempre brilhantes, ela também nos relatou sobre um de seus apelidos de criança “Jabuticabinha”.
A conversa não parou por aí, ainda com força nos pés para dar uma sambadinha, varrer o terreiro pela manhã bem cedinho, levar as visitas até a porta, a dona Tercília declarou que ela ainda está com essa vivacidade toda porque tem uma neta que a cuida. Finalizamos a nossa conversa com ela nos dizendo que: “tomei Dayse quando pequena, ela é minha neta, filha de um filho, tomei para ficar comigo, para criar e na verdade, agora quem me cria é ela”.

Fonte: http://folhadoparaguassu.blogspot.com