quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cruzeiro do Monte: Um ponto turístico esquecido em Santo Estevão


Situado no município de Santo Estevão, o Cruzeiro do Monte, antes era considerado como um dos pontos turísticos da região, sobretudo para a população católica do local e também para as pessoas que visitavam a cidade. Caracterizado com uma paisagem natural de variadas arvores, o espaço vive um período de esquecimento por parte das autoridades locais, isso porque não se observar recuperação no monumento.
Moradores asseguram que o lugar de semelhança religiosa e atrativo para pessoas que visitavam a cidade, agora esta servindo como ponto de drogas. “Lamentável um lugar como esse ficar esquecido, as autoridades que passam pela cidade, abandonaram o espaço, o Cristo do Monte ficou esquecido por todos”, disse uma moradora não identificada, temendo repressão de moradores.
Ainda de acordo com a moradora do local, um lugar com a beleza do Monte deveria ser utilizado com outras finalidades. “Que isso aqui fosse mais arrumado, que restaurassem o Cristo, arrumasse a praça, assim as pessoas viriam mais e o perigo que ronda na área iria sumir, uma vez que ate a iluminação deixa a desejar o que podemos esperar”, questionou.
Alem dos aspectos religiosos, o lugar também pessoa que estudam o meio ambiente, isso foi comprovado quando em uma visita da reportagem do Jornal Folha do Estado ao local, percebeu a presença de estudantes de Biologia que buscavam informações do local junto aos moradores. “Com os aspectos ambientais que encontramos aqui, percebemos que ainda existe um cantinho da natureza de Santo Estevão que esta sendo respeitada pelo homem, embora já seja possível ver a presença de casas pelos arredores”, observou Daiane Conceição.
Ainda de acordo com Daiane, a única melhoria que deveria ser feita no local e a parte física na reforma do ambiente. “Para ficar mais bonito, seria fundamental a reestruturação da praça onde se encontra o Cristo e uma ampliação da área de lazer para que o lugar se torne mais convidativo e atraia mais pessoas de fora, o Monte de Santo Estevão hoje esta desvalorizado”, observou.

Clécia Rocha
Jornalista em Formação