quinta-feira, 16 de junho de 2011

SANTO ESTEVÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DA FEIRA DE SANTANA

A cidade de Santo Estevão encontra-se a 38 km  de Feira de  Santana, situada às margens da BR 116 Sul, com extensão territorial de 356km². Segundo o censo demográfico de 2010, o município possui uma população de 47.901, o que significa situar-se entre os 50 municípios mais populosos da Bahia.
A implantação de uma Região Metropolitana é de vital importância para o  desenvolvimento econômico e social  de uma determinada região, cujo  principal objetivo é a viabilidade de sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum dos municípios abrangidos.

Há tempos que Feira de Santana possui características próprias de uma Metrópole e, esta decisão, embora tardia, propiciará uma atenção maior do Governo Estadual e Federal no enfrentamento dos graves  problemas urbanos, especialmente no tange ao meio ambiente, visando ofertar uma melhor qualidade de vida para todos os municípios que integram a região.

Sendo o mais importante entroncamento rodoviário do Nordeste, Feira de Santana tem sabido aproveitar as oportunidades de crescimento induzidos pelo forte comércio e volumoso parque industrial, tornando um pólo, inconteste,  de atração em toda a região, inclusive se colocando, sempre, na vanguarda do crescimento do Estado da Bahia.
Desse modo, o Projeto de criação da Região Metropolitana da Feira de Santana deve levar em consideração a inclusão de todos os  municípios situados no contexto da região, sobremaneira àqueles que comungam dos mesmos problemas das cidades grandes. Dúvidas não há, que existem questões em que o município, por menor que seja e/ou mais rico, não resolve sozinho, a exemplo da destinação do lixo; do esgotamento sanitário; da mobilidade urbana; e, inclusive, da segurança pública.

Então, serão necessárias grandes intervenções que dependem de elevada soma de recursos, sobretudo na construção de aterros sanitário, vias expressas e estações de tratamento sanitário, de modo a atender os grupos de municípios com problemas comuns. Tudo isso, considerando a importância e a urgência em preservar a Bacia do Jacuípe e do Paraguaçu, tão ameaçados pela poluição em marcha.
Pois bem,  a cidade de Santo Estevão foi excluída, não se sabe por que, dos projetos em curso para criação da referida Região Metropolitana. O projeto atual que é defendido pelo Governo do Estado é integrado por 06 cidades(Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos). O projeto anterior constava 16 cidades(Feira de Santana, Coração de Maria, Santa Bárbara, Anguera, Antônio Cardoso, Irará, Candeal, Ipecaetá, Santanópolis, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos).

Interessante que a duplicação da BR 116 Sul, trecho Feira – Ponte do Paraguaçu, já estão com obras iniciadas. Santo Estevão estará a 20 minutos da “Metrópole” e os Deputados não sabem disso?

A ausência de Santo Estevão neste projeto é inaceitável sob todos os aspectos. É a cidade com maior população urbana da Região depois da Metrópole(é só conferir com os dados do IBGE), encontra-se mais próxima da Feira do que outras escolhidas e tem altas taxas de crescimento econômico, sobretudo em função da fábrica de calçados com cerca de quatro mil trabalhadores.
Será que esqueceram do povo de Santo Estevão? É claro que não, pois a cidade amanheceu, recente, com faixas de convite para uma sessão itinerante da Assembléia Legislativa da Bahia, que ocorrerá em breve, em Feira de Santana. E, qual o sentido do convite? O povo destas plagas em nada entendeu!

Quiçá não apareça alguém com espírito público e faça prevalecer o bom censo.

                              GESAEL PASSOS FERREIRA - historiador