segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bahia...vamos torcer

domingo, 5 de junho de 2011
Grêmio 2 x 0 Bahia: Sem qualquer ilusão!
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

O Bahia perdeu para o Grêmio por 2 x 0, jogando mal do primeiro ao último minuto de jogo, ainda que existam afirmações que, no segundo tempo, houve alguma melhora na qualidade do Bahia.

Não vi! O que já me apercebi, agora definitivamente, foi que o Bahia disputa um campeonato em separado, dentro do próprio brasileiro. Um grupo seleto luta para vencer, outros para atingir uma das vagas da Copa Libertadores das Américas, alguns se contentam com uma das vagas para Copa Sul-Americana e outro grupo luta para não cair e, nesta confraria de primos pobres, se encontra o Bahia, disputando uma espécie de “Série B” dentro da “Série A” creio que, inicialmente, com Atlético-PR, Atlético-GO, Avaí-SC, Ceará e Figueirense, seis clubes em busca de 2 vagas, este é o caminho do Bahia, ou seja, vencer novamente a “Serie B” para continuar suspirando na Série A.

Acredito que todo o torcedor do Bahia tem plena consciência destas subdivisões dentro do campeonato, logo não existe, até agora, motivos para se iludir. O jornalista Rafael Carneiro faz algumas considerações sobre a partida desta tarde, no Olímpico, e acredita que com a entrada de Ricardinho e Carlos Alberto os problemas do Bahia serão resolvidos, não creio! Confira.
Durante a entrevista coletiva após a derrota para o Grêmio, o técnico René Simões destacou que o Bahia evoluiu no segundo tempo do jogo. Por isso, segundo ele, a demora em substituir e tentar mudar o estilo de jogo da equipe.

O Bahia realmente melhorou na volta do intervalo? Sim. Até porque, depois de um primeiro tempo desastroso, seria quase impossível piorar o que vinha sendo apresentado no Estádio Olímpico.

Mas, a verdade é que o time não melhorou somente por méritos próprios. Com os 2 a 0 no placar, o Grêmio visivelmente tirou o pé. A equipe de Renato Gaúcho não teve o mesmo ímpeto – e nem precisava – na segunda etapa. Isso fez com que o Bahia passasse a dominar a partida. Mas, a equipe continua devendo muito.

O meio-de-campo não existe. A zaga está desprotegida e falha constantemente. Os laterais não rendem. Gabriel vem jogando improvisado e até quebra um galho. Ávine continua longe do que foi em 2010.

Durante o jogo, o Bahia tocou mais a bola e teve a posse de bola por mais tempo. Mas, finalizou pouco e praticamente não teve jogadas de linha de fundo que surtissem efeito. A esperança continua baseada nas entradas de Ricardinho e Carlos Alberto. Só não pode haver a ilusão de que com estes dois jogadores todos os problemas do Bahia estarão resolvidos