domingo, 2 de janeiro de 2011

A Praia do Forte fica mais atraente com as cores e os sabores da Bahia

                                Visitar a Praia do Forte ficou muito mais gostoso. Começou, nesta quinta-feira (25), o Tempero no Forte - V Festival de Gastronomia e II Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte -, evento que reúne os melhores chefs baianos e de outros estados do Brasil.

O Festival conta com o apoio da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa e traz como tema nesta edição “A pimenta: aromas e sabores”, em homenagem a um dos principais ingredientes da culinária baiana. Até o dia 05 de novembro, o tempero vai estar no centro das atenções dos 29 restaurantes participantes, que criaram pratos especialmente para o evento. “É muito importante que a Bahia seja palco de festivais como este, afinal, estamos divulgando um elemento importantíssimo da nossa cultura: a gastronomia. E a culinária sempre será um fator decisivo na escolha de um destino”, destacou o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira.

A advogada paranaense Cláudia Beline, 36, escolheu a Praia do Forte para curtir as férias, jantou no restaurante Taverna Paradiso e provou o Ceviche de Marisco com redução de cupuaçu e trio de pimentas, criação da chef Nalva Oliveira para o evento. “O prato é delicioso. Toda a culinária baiana tem um tempero especial. Confesso que antes mesmo de chegar na Bahia eu já sonhava com as moquecas, o acarajé e os mariscos”, contou.

Os organizadores prepararam novidades para este ano: a participação de cinco restaurantes de Imbassaí; a realização de cursos de capacitação da mão de obra local, como manipulação de alimentos e decoração de pratos; o evento “O Chef recebe” traz nesta edição 14 nomes, alguns conhecidos internacionalmente; além disso, a Cozinha Show, uma parceria com o Senac, terá workshops, aulas temáticas e concursos gastronômicos. “O evento coloca Praia do Forte no circuito dos destinos preferidos pelos amantes de uma boa culinária. Um dos momentos mais esperados durante uma viagem, é aquele em que provamos a comida do local. E, com certeza, aqueles que passarem por aqui terão ótimas lembranças da nossa gastronomia”, explicou Don Fabrizio,50, chef do restaurante Sabor da Vila.

A cultura também está em pauta durante o Tempero no Forte. O II Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte acontece paralelamente ao Festival de Gastronomia e, durante a abertura, um cortejo com 25 baianas fez uma homenagem ao Dia da Baiana, comemorado ontem, com apresentação do grupo cultural local “As Comédias”, formado por senhoras da região que cantam cantigas históricas. O cortejo saiu do pórtico na entrada da Vila, ao lado do Bar do Souza, e seguiu inaugurando os espaços do evento, passando pelo Mercado do Forte, um espaço com 20 barracas que expõem artesanatos e produtos da região. As baianas seguiram para a Praça da Igreja, onde foi montado o palco “Música com Tempero” para a apresentação do grupo de samba de roda Dona Moça.

Culinária baiana em alta

A Bahia já se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos do país. Este ano, além do Tempero no Forte, a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa apoiaram diversos eventos gastronômicos no Estado e fora do Brasil. Na semana passada, o Nordeste Bahia Gourmet reuniu grandes chefs baianos e divulgou o enoturismo no Vale do São Francisco. A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, também promoveu, em outubro, um festival para divulgar as delícias da Costa das Baleias.

Fora do país, os aromas e sabores da Bahia também ganharam espaço e agradaram aos espanhóis, americanos e portugueses. E, para que o público não só deguste, mas também saiba cozinhar todas as delícias do nosso estado, um livro com as melhores receitas da culinária típica foi desenvolvido pela Bahiatursa em parceria com o SENAC. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol e distribuída nos eventos gastronômicos.

Fonte: Notícias da Bahia