quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Torcida do Bahia é homenageada durante novenário á Santo Estevão

Gratidão a Deus pela conquista do Campeonato Brasileiro. Foi com este sentimento que a torcida do Esporte Clube Bahia participou na última terça-feira (21) da quinta noite de novena em louvor á Santo Estevão. De acordo Jéferson Nobre, mobilizador da torcida tricolor no município, a idéia de celebrar um momento de ação de graças ao time surgiu no início do campeonato.
“Logo quando iniciaram os jogos eu fiz uma promessa para o nosso padroeiro que se o Bahia fosse para série A eu iria mandar rezar uma missa de ação de graças”, contou o torcedor, informando ainda que, “após a conquista da primeira divisão, procurei o pároco para agendar uma missa, mas ele informou que estava sem espaço na agenda e sendo assim decidiu colocar uma noite do novenário para a torcida tricolor”, contou Jeferson Nobre.


"Torcida tricolor após a missa"


Declarando-se também como torcedor do Bahia, o monsenhor José Nery acredita que a torcida que reza unida permanece para sempre unida. “Este é um momento também para agradecermos a Deus pela vitória e conquista da série A, vale ainda dizer que existe um filósofo que enfatiza que o sol nasceu para todos, e neste momento o sol nasceu para o Bahia, mas acredito também que o sol nasce para quem luta, para quem batalha, mas mesmo assim não desprezamos os torcedores das outras agremiações”, comentou o monsenhor, acrescentando que “vejo também este um momento muito importante onde o esporte está na igreja também, confesso que fico muito feliz quando vejo nos estádios de futebol os jogadores em oração antes de iniciar a partida”, ressaltou.
A missa em ação de graças à torcida tricolor foi mais um momento que chamou atenção da população, uma vez que torcedores do Bahia comentam em deixar uma noite da novena á Santo Estevão para que seja dedicada a torcida tricolor. De acordo Diogo Augusto, torcedor tricolor, o momento de ação de graças deveria ser todos os anos. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos anos, seria interessante que nas próximas novenas, nos próximos anos, a torcida do Bahia já esteja na programação”, disse.
Além da torcida, o psicólogo Ary Nepote que também é torcedor do Bahia, avalia o momento de ação de graças pela conquista da série A como importante para o torcedor, acreditando ainda que este é um ato que deve se repetir mais vezes. “Vejo que torcer pelo Bahia é como se fosse religião, isso porque o time inspira o individuo", disse Nepote, também comemorando a vitória do time tricolor.

Texto: Clécia Rocha / Jornalista em formação pela Faculdade Anísio Teixeira
Foto: Nathy Senna