domingo, 5 de dezembro de 2010

Emenda do deputado João Leão para ferrovia Oeste/Leste é aprovada




A Câmara Federal aprovou nesta terça-feira (30) a emenda de autoria do deputado federal João Leão (PP) que dispõem sobre o transporte da exportação de produtos que são produzidos nas regiões Oeste e Leste. Segundo informações de Leão, será lançado pelo presidente Lula no próximo dia 9 de dezembro a “Pedra Fundamental” da ferrovia juntamente com a presença de homens e máquinas trabalhando pela obra.

De acordo o deputado a aprovação da emenda foi fruto de muita luta. “Considero a conquista dessa emenda como uma vitória tremenda, pois foram doze anos esperando por esta aprovação”, declarou Leão, que ainda afirmou. “Para a ferrovia sair foi necessário que primeiro fizesse o projeto da ferrovia, para que ela pudesse existir”.

O objetivo principal da ferrovia é facilitar o transporte das produções realizadas nas regiões Leste e Oeste, além de proporcionar benefícios para várias regiões. “Acredito que esta ferrovia vai resolver um problema de transporte que existe nas nossas rodovias, uma vez que sai para Salvador hoje, aproximadamente 1600 carretas que exportam produtos para várias cidades e estados”, ressaltou, destacando que, “isto será um grande benefício para as nossas rodovias, digo isso pelo fato de termos ao menos 3.200 carretas a menos das rodovias, isso acontece porque são 1.600 indo e 1.600 voltando”, destacou Leão.

Ainda conforme o deputado, uma situação que prova que a ferrovia irá facilitar o transporte das produções do Leste e Oeste é o fato de que o algodão que é plantado na Bahia é exportado através do estado de São Paulo e Paraná. “Esta é uma situação que nós percebemos que a ferrovia irá facilitar isso é justificado pelo fato de que os produtos produzidos em nosso estado terão um transporte mais facilitador dos produtos aqui produzidos”, ressaltou.

Próximos projetos
Questionado pela nossa reportagem, o deputado João Leão informou sobre o seu próximo projeto. “A minha próxima luta está relacionada aos 4.387 km de rodovias que ainda estão planejadas e cobertas por cascalhos”, informou, acrescentando que, “este é um projeto que envolve também a expansão das Br’s 324 e 242, uma vez que a 324 via até Jacobina e com este projeto a pretensão é ultrapassar o Rio São Francisco e ir até Petrolina”, informou.


Por Clécia Rocha