sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cresce nas redes sociais movimento em prol do voto nulo

 
 
 
 

 

 

Acorda Cidade

 Embora os movimentos favoráveis ao voto nulo tenham crescido nas redes sociais - como o perfil Sr. Nulo no Twitter, que apresenta mais de 84 mil seguidores -, resta saber se isso irá se refletir nas urnas. Pesquisas de intenção de voto em Salvador mostram que o número de eleitores que pretende anular seu voto não tem se modificado e tende a diminuir à medida que o dia das eleições se aproxima.

Naterceirapesquisa do Ibopedivulgada no dia 13 dessemês,  13% dos 602 entrevistadosdeclararamvotarnuloou em branco, percentualidêntico a pesquisarealizadapeloinstituto no mesmoperíodoqueantecedeu as eleiçõesparaprefeito em 2008.

Levantamento em pesquisas do Ibopenaseleições de 2004 e 2008 para a Prefeitura de Salvador, revelaque o número de votosnulos se mantevenumafaixaentre 8% e 9% do eleitorado. Essatendência, segundo o cientistapolítico  Cloves Oliveira, professor daUFBA, deve se manter no pleito de 2012. "Com a proximidadedaseleições, o número de pessoasquedeclaramvotarnuloou em brancodevecair", alerta Oliveira. As apurações dos númerosnasurnasconfirmam a tendência. Naseleições de primeiroturnoparaprefeito de Salvador em 2004, 5% dos eleitoresvotaramnulo e 3% em branco. em 2008, também no primeiroturno,  6% dos votosforamanulados e osmesmos 3% em branco.

A disposiçãopara o votonuloéumaresposta do eleitoràrestritaoferta de candidatos, aliadaàdescrença com a administraçãopública, explica Oliveira. No atualcenário, assinalaele, um descontentamento com o PT, desgastadosporeventoscomo a greve dos professores e dos policiais, quereflete no candidato Nelson Pelegrino, e umaantigarejeição a ACM Neto (DEM), porestar  ligadoà  imagemdapolíticacarlista. "Nãoreconhecimento de umaalternativa a essasduasvertentes. Kertész (PMDB) nãoconsegueocuparesseespaçoque antes foi de JoãoHenrique", esclarece.

Expressão do eleitor - "VotoNulo. Revoluçãopacífica e silenciosa... Vote Nulo". Essaé a descrição de um perfilanônimo no twitter, intitulado Sr. Nulo, queconta com mais de 84 mil seguidores. No Facebook, páginascomo o "Vote Nulo 2012", com mais de 6 mil fãs, tambémdefendemcomoalternativapara as urnas, anular o voto.

Votarnuloéumaexpressão de direito dos eleitoresnasurnas, defende a estudante de psicologiaCamila Souza, de 21 anos. "Votandonulodeixamos de lado o votodescompromissado, como em Tiririca, e passamos a enxergar o votodaindignaçãofrenteaoatualcenáriopolítico".

para a estudante de direitoBrisaPeregrino, de 20 anos, anular o voto  "éapenas um voto de protesto com efeitosirrelevantes. Do queadiantaprotestar se vocênãoéouvido?", questionael