sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Marinha do Brasil interdita balsa de carga e passageiro em Cabaceiras do Paraguassu



Marinha do Brasil interdita balsa de carga e passageiro em Cabaceiras do Paraguassu O Comando do 2º Distrito Naval, por meio da Capitania dos Portos, no cumprimento de ações de fiscalização do tráfego aquaviário na região do Recôncavo da Bahia, lacrou, no dia 17 de Fevereiro, último sábado, uma balsa de travessia, que liga os municípios de Cabaceiras do Paraguassu/Recôncavo/Santo Estêvão/Sertão, ambas no Rio Paraguassu. A embarcação foi impedida de operar por questões de segurança da navegação e irregularidades de documentações junto a Marinha do Brasil. Nas travessias, a equipe de inspeção naval constatou que as embarcações não possuíam os documentos de uso obrigatório e os certificados estatutários estavam vencidos.
A embarcação também estava em mau estado de conservação e deficiências de materiais de salvatagem, ocasionando o descumprimento das Normas da Autoridade Marítima e, consequentemente, trazendo riscos à Segurança da Navegação e aos usuários deste transporte fluvial. As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário são realizadas, periodicamente, pela Capitania dos Portos da Bahia com foco na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição hídrica dos rios navegáveis do Estado. Não há informações sobre a liberação do transporte, fato que acabou gerando transtornos centenas de pessoas que utilizam os serviços da travessia que leva acesso mais rápido a BR-116. O proprietário da embarcação não se manifestou sobre a interdição aplicada pela instituição marítima.
Reportagem e Foto: Fábio Santos

Ministro do Trabalho interino responde ação por furto de energia elétrica



Ministro do Trabalho interino responde ação por furto de energia elétricaO atual ministro interino do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, que assumiu o posto por conta do impedimento da deputada federal Cristiane Brasil, indicada para o cargo, responde em ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por furto de energia elétrica. Segundo informações do jornal O Globo, com dados da GloboNews, o processo foi aberto em 2014 e refere-se ao consumo ilegal de energia elétrica por parte da empresa da qual o ministro é sócio, a Fimatec, sediada no Rio de Janeiro.  A companhia teria feito uma ligação clandestina em seu galpão, que funciona na zona norte da cidade, que foi localizada por funcionários da Light, concessionária do serviço. Os funcionários afirmam que os medidores de consumo do local haviam sumido, não tendo, deste modo, registro do gasto de eletricidade da empresa. A ação cita que Yomura e seu sócio, Baldomero Simões Abreu, "de janeiro a abril de 2014, livre e conscientemente, subtraíram para si energia elétrica da propriedade da empresa Light, concessionária de serviço público". O gasto não pode ser calculado, mas de acordo com a Light, o prejuízo total alcançaria R$ 25 mil. Em nota, o ministro afirmou que deixou a empresa em 3 de agosto de 2015 e que o processo “decorre de um acidente provocado por caminhão de terceiros na rua de acesso à companhia, que ocasionou a queda do poste e medidor de energia que atende à empresa e à creche vizinha”. Yomura ainda informou que a empresa solicitou o reparo do dano e disse que os próprios funcionários da concessionária de energia “fizeram a ligação direta sob a alegação de retorno no dia seguinte para instalação do medidor”, já que não tinha o equipamento disponível. “A concessionária quedou-se inerte e não fez a instalação do medidor de energia, o que ocasionou o consumo sem medição no período”.

ProUni: Prazo de comprovação de informações encerra nesta sexta



ProUni: Prazo de comprovação de informações encerra nesta sextaOs candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tem até esta sexta-feira (23) para comparecer às instituições de ensino nas quais obtiveram vaga e entregar os documentos para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado. O resultado da segunda chamada será divulgado na próxima sexta (2), com a comprovação de informações feita entre os dias 2 e 9 de março. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode se cadastrar na lista de espera no período de 16 a 19 de março.

Resumo da novela O Outro Lado do Paraíso para hoje

No capitulo 107, sexta-feira, 23 de fevereiro – Sophia fica em choque, mas disfarça e age naturalmente com Mariano. Sophia afirma a Gael que não tem envolvimento com Mariano. Gael estranha o modo como Aura se relaciona com Sophia. Bruno visita Raquel, que afirma que tentará esquecê-lo. Zé Victor encontra Tônia no hospital. Patrick comenta com Clara sobre o grande interesse de Renato nas esmeraldas. Estela convida os garimpeiros e as meninas do bordel para suas aulas. Sophia tenta convencer Mariano a se afastar de Lívia. Mariano pede ajuda a Amaro para vender a esmeralda. As mulheres se divertem na despedida de solteira de Melissa. Patrick encontra a garrafa de gim no quarto de Beth. Leandra cobra uma posição de Rato sobre a promessa que lhe fez. Diego se encontra com Karina. Lívia flagra Sophia e Mariano se beijando.

Presidente da Fecomércio-RJ é preso no Rio em desdobramento da Lava Jato



Presidente da Fecomércio-RJ é preso no Rio em desdobramento da Lava JatoO presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Diniz, foi preso na manhã desta sexta-feira (23) durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal com a participação do Ministério Público Federal. A ação integra a operação Calicute, desdobramento da Lava Jato. Ainda há outros três mandados de prisão. Diniz também é presidente do Sesc-Rio, mas foi afastado do cargo em dezembro por determinação do Superior Tribal de Justiça, por suspeita de irregularidades em sua gestão. A investigação verifica indícios de que Diniz usou o esquema de lavagem montado pela organização criminosa do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, para operacionalizar recursos ilícitos. O MPF também apurou que a organização criminosa mantinha sete funcionários fantasmas no “Sistema S”, que eram pessoas e familiares ligados a membros da quadrilha. A Fecomércio também era uma das contratantes do escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral, e há suspeita de que Cabral atuava para ajudar a entidade. De acordo com a apuração, há suspeita de que Orlando usava sua influência para atrapalhar a gestão do atual interventor mesmo afastado do ‘Sistema S’. Os principais alvos da operação desta sexta-feira (23) estão relacionados à federação. São investigados dos crimes de lavagem de dinheiro, de corrupção e pertencimento a organização criminosa.

Barreiras: Tamanduá é achado em sala de universidade



Barreiras: Tamanduá é achado em sala de universidadeUm tamanduá-mirim foi encontrado na manhã desta quinta-feira (22) dentro de uma sala da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). A espécie, também conhecida como tamanduá-colete ou jaleco, estava atrás de um móvel. Segundo a instituição, o animal foi resgatado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e estava sem ferimentos. Na mesma quinta, o bicho foi devolvido à natureza. A suspeita é que o tamanduá chegou à sala da universidade após ter fugido de algum animal por procurar abrigo.

Ministro reconhece possibilidade de disputa contra Temer: 'Seria uma competição'

Ministro reconhece possibilidade de disputa contra Temer: 'Seria uma competição'Campeã olímpica nos Jogos Rio 2016, a judoca Rafaela Silva fez um desabafo nas redes sociais, na noite da última quinta-feira (22). Rafaela se sentiu discriminada após uma abordagem policial no Rio de Janeiro. Ao chegar à cidade, ela pegou um táxi no Aeroporto Internacional Tom Jobim para voltar para casa, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. No Twitter, ela contou que uma viatura da Polícia Militar, com quatro policiais, sinalizou para o taxista encostar o carro, no meio da Avenida Brasil. "Quando o taxista encostou eles o chamaram para um canto, quando olhei na janela outro policial armado mandando eu sair de dentro do carro, levantei e saí. Quando cheguei na calçada ele olhou para minha cara e falou... Trabalha aonde? Eu respondi... Não trabalho, sou atleta! Na mesma hora ele olhou para minha cara e falou... Você é aquela atleta da olimpíada, né? Eu disse... Sim, e ele perguntou... Mora aonde? Eu falei, em Jacarepaguá e estou tentando chegar em casa. Na mesma hora o policial baixou a cabeça entrou na viatura e foi embora!", escreveu. Depois da abordagem, ela perguntou ao taxista o que os policiais falaram com ele. "E o taxista respondeu... Essa é aquela de judô, peguei no aeroporto e o policial falou... Ah, tá! Achei que tinha pego na favela", relatou. "Fiquei indignada, todo mundo na rua olhando para minha cara como se eu tivesse feito algo errado. Esse preconceito vai até onde?", finalizou no Twitter. Rafaela Silva ainda gravou um vídeo no stories do Instagram. "A gente no Rio de Janeiro tem que passar essa vergonha. Descobri que preto não pode andar de táxi, porque deve estar assaltando ou roubando?", afirmou. Confira o relato da campeã olímpica no Twitter:

HISTÓRIA DO DESIGN

O design moderno, estilo do séc. XX, surgiu de uma junção de movimentos artísticos e influências. Uma das origens são as idéias e princípios estabelecidas por John Ruskin, na Inglaterra no séc. XIX, cujos escritos relacionavam valores estéticos com moralidade, e por William Morris que promovem a revalorização da tipografia clássica na impressão e nas habilidades artesanais do design de produto.
No final do século, os arquitetos Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright começaram a valorizar a forma e a função das suas construções.

No início do séc. XX, ocorreram muitos movimentos significativos para o que é o design atual e o movimento apontado como a fonte do design gráfico é o Cubismo.
Picasso conseguia diminuir a ilusão da terceira dimensão, nivelando a superfície da tela e reforçando os contornos e ângulos da imagem.

Outro acontecimento importante foi a construção da Robie House, em que Frank Lloyd Wright utiliza planos em equilíbrio para criar linhas contínuas, num plano assimétrico. 

Moderna abordagem da forma.

No mesmo ano, 1909, Freud publicava sua obra "A Interpretação dos Sonhos", o que permitiu uma revelação dos processos do inconsciente humano.

Em 1905, a Teoria da Relatividade de Albert Einstein também teve uma contribuição para as artes gráficas, mudando a visão da realidade e deixando o abstrato e as ciências influenciarem as artes gráficas.



ART NOUVEAU


Foi o primeiro movimento voltado exclusivamente para o design. Seu estilo é marcado pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas e sinuosas. O desenvolvimento da litografia colorida permitiu aos artistas desenharem diretamente na pedra, quebrando a restrição as linhas curvilíneas.

Sua importância para as artes gráficas foi a influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, e por sua criação e desenvolvimento dos pôsteres modernos, formando um estilo para a página impressa, através dos trabalhos de Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard, Alphonse Mucha, Aubrey Beardsley.

Outra grande influência foi das gravuras e do design de caracteres japoneses, exibidos nas feiras mundiais de Paris, em 1867 e 1878, muitos caracteres criados pelos artistas imitavam caracteres japoneses. A gravura e a influência da fotografia estimularam o uso livre do espaço e do retângulo vertical, que não era muito comum naquela época. 

Imagens retratadas de baixo, e figuras cortadas, enfatizam a decorativa falta de relevos e lembram a espontaneidade dos instantâneos. As letras desenhadas à mão completavam o aspecto tosco e se integravam ao design dos pôsteres. Com a expansão do estilo decorativo do Art Nouveau, todas as áreas do pôster se tornaram um espaço para o ornamento.

Alguns artistas, como Beardsley, utilizavam bordas decorativas e o contraste de grandes área em preto e branco com traçados finos. Beardsley também separava os caracteres tipográficos das imagens, formando uma espécie de letreiro.

O Art Nouveau foi um movimento que privilegiava o decorativo, o ornamental, mas ainda obedecia os princípios do design tradicional. Entretanto, já indicava um modelo para as artes gráficas e sempre está presente na comunicação visual e no design gráfico através da constante influência da decoração.


CUBISMO


O começo do movimento cubista se deve ao Les Demoiselles dAvignon, de Pablo Picasso, pintado em 1907. Ele se utilizou das geométricas estilizações das esculturas africanas e das observações do pós-impressionista Paul Cézanne, que dizia que deveria tratar as formas naturais em termos de cilindro, esfera e cone.

Dessa forma, transformou o plano tridimensional em plano bidimensional e sugeriu novas formas de combinar as imagens e comunicar idéias, analisando seus diferentes planos e pontos de vista.

Picasso e Braque também fizeram experiências com colagens e gravação de letras em composição com a pintura, incorporando-a à forma visual e ao seu significado. O uso dessas letras estampadas ou gravadas abriram novas possibilidades para a tipografia., introduzindo uma nova função às letras, a utilização delas como elemento plástico.

A inovadora abordagem que o Cubismo deu a composição visual mudou o curso da pintura e do design gráfico. Ele impulsionou as artes e o design à abstração geométrica e a exploração do espaço pictórico.

Pablo Picasso e Georges Braque foram os precursores desse movimento revolucionário que, mesmo tendo sua expansão interrompida pela Primeira Guerra Mundial, influenciou o desenvolvimento da comunicação, direcionando à novas concepções os movimentos De Stijl, Construtivismo e Futurismo.



FUTURISMO



Surgiu por volta de 1909, quando o poeta Filippo Marinetti publicou seu Manifesto do Futurismo num jornal francês. Marinetti dizia que o Futurismo era um movimento revolucionário para todas as artes com a finalidade de testar suas formas e idéias contra a nova realidade da sociedade científica e industrial.

No manifesto proclamavam acabar com os museus, bibliotecas e lutar contra o moralismo, o feminismo e todo tipo de covardia. Afirmavam que o mundo fora enriquecido por uma nova beleza: a beleza da velocidade, e que exceto no conflito, não havia mais beleza. Nenhum trabalho sem uma característica agressiva podia ser uma obra de arte. Glorificava aspectos do mundo moderno, como automóveis, aviões, máquinas, expressando a visão dinâmica que tinham do futuro.

Num artigo publicado de Marinetti, ele usou três ou quatro cores de tintas diferentes e vinte tipos diferentes, itálicos para expressar rapidez e negritos para violentos barulhos e sons. Diversas noções de significados e representações podiam ser dadas através da manipulação dos tipos.

Os futuristas transformavam idéias poéticas em imagens visuais. Eles animavam as páginas com uma dinâmica e não linear composição das palavras e letras. As letras não eram simples signos alfabéticos. Pesos e formatos diferentes davam às palavras um caráter tão expressivo que elas substituíam as imagens.

Fortunato Depero, a figura mais importante para ao design gráfico, usava a publicidade como um veículo para difundir as idéias futuristas, pois acreditavam que ela era uma manifestação da vida moderna. Seu livro Depero Futurista foi um importante trabalho de autopromoção e de design gráfico. Tinha o formato um pouco maior que um A4, com capa dura e oitenta páginas presas por duas grandes porcas e parafusos.

O movimento desapareceu com a morte de seus precursores, mas não desapareceu sem deixar vestígios, as idéias de uma nova estética adequada à era da máquina, quebrando a simetria do layout e dando o sentido de movimento, influenciaram outros grupos de design europeus, como o Dadaísmo, Construtivismo, De Stijl e Bauhaus.


DADAÍSMO


O movimento dadaísta nasceu da vontade de revitalizar as artes visuais quebrando todas as regras e todos os conceitos tradicionais, dando origem a um novo estilo. Derrubou toda a estrutura da representação racional e como no Futurismo, teve grande influência do quadro de Marcel Duchamp, Nu Descendo a Escada e sua obra Roda de Bicicleta.

Recebeu esse nome pelos artistas Tristan Tzara, poeta romeno; Hans Arp, pintor; e Hans Rickter, artista. Teve contribuições de outros importantes artistas como Max Ernst, Picaba e Man Ray. Sua duração foi relativamente curta, iniciado em 1912, teve seu fim em 1922, na Bauhausfest, em Weimar, Alemanha.

A influência do dadaísmo nas artes gráficas teve duas importantes contribuições: reforçou a idéia cubista do uso da letra como experiência visual, onde separavam as palavras do seu contexto de linguagem para ser puramente uma estrutura visual; e despertou os designers para o fato de que o chocante e o surpreendente podem despertar a atenção do receptor e ser um elemento importante para a superação da apatia visual.


SURREALISMO


Os surrealistas procuravam o mais real do que o mundo real, por trás do real. Inspirados pelas idéias de Sigmund Freud, a arte surrealista é voltada totalmente para o inconsciente, o mundo da intuição e dos sonhos.

Combinou o revolucionário universo subjetivo com técnicas artísticas muitas vezes convencionais.

Os designers gráficos tiveram grandes benefícios dos pintores surrealistas. Max Ernst, sugeriu-lhes técnicas e a irreverência dada; René Magritte usou um estilo realista para retratar objetos num ambiente insólito; Salvador Dali sustentava os pesadelos surrealistas usando como fundo um permanente estilo acadêmico.

Dois outros artistas contribuíram de maneira diferente para enriquecer as formas gráficas Joan Miró e Hans Arp. Ambos exploraram um nível de criação ainda mais abstrato, usando formas e figuras que influenciaram o design.

Pela relação do surrealismo com as reações emocionais e os estímulos do inconsciente, este movimento influenciou na comunicação visual e na ilustração contemporânea trazendo infinitas idéias ao conteúdo das imagens visuais.


CONSTRUTIVISMO

O Construtivismo surgiu para dar um novo sentido de ordem no design que estava tomado pelo caos imposto pelos dadaístas e surrealistas.

Os construtivistas eram a favor das formas geométricas, simples, básicas, e do emprego racional do material a fim de encontrar soluções para problemas de comunicação. Combinava palavras e imagens numa experiência simultânea, composição que estava destinada a influenciar o futuro da comunicação de idéias.

Queriam acabar com a divisão da arte e trabalho, portanto o uso de fotografia como produção mecânica de imagens fazia parte de sua ideologia. Deve-se, assim, ao Construtivismo a utilização de técnicas como a fotomontagem, os fotogramas, a superposição, a justaposição, colagem e uso da tipografia livre nas artes aplicadas.

Seu representante principal foi o designer russo El Lissitzky, que deu uma nova ordem e uma nova forma ao design gráfico.

Foi um dos pioneiros da fotomontagem, reunindo diferentes elementos que davam vida à fotografia, através da justaposição, da superposição, pela combinação de diferentes pontos de vista, de cortes e recortes de imagem e da exploração de contrastes e mudanças de ângulos. O uso da fotografia como parte integrante da estrutura gráfica possibilitou a libertação das imposições retilíneas nos layouts.

Os designs de Lissitzky uniam abstração geométrica com funcionalismo, pregava que as palavras impressas são para ser vistas, não ouvidas e que uma seqüência de páginas pode fazer um livro se tornar um filme. Com essa preocupação, Lissitzky fez o designer pensar num contexto conexo entre as páginas, criando a base para o estudo de diagramação e design.

A proposta do Construtivismo abriu uma nova concepção a comunicação visual que teria seu fechamento nos movimentos De Stijl e Bauhaus.

ART DÉCO

Esse movimento não é considerado de extrema importância para a formação do design contemporâneo, pois muitos trabalhos dessa tendência não tem a preocupação com a funcionalidade e a simplicidade da forma, características fundamentais do design moderno.

O Art Déco, apesar de dever muito ao Art Nouveau pela sua formação, não segue mais linhas tão curvilíneas e adotou um design mais geométrico, influência de Frank Lloyd Wrigth.

Foi um período de elegantes embalagens, extravagantes cenários cinematográficos, tipos de letras cheios de filigranas e com cantos e extremidades de complicado desenho. Era difícil separar o que era bom do que era ruim, pois freqüentemente era muito excessivo.

Sua contribuição surgiu no bom uso dos espaços em branco e das linhas de composição amplamente entrelinhadas, contrastando com títulos pesados em negrito.


DE STIJL

Esse movimento surgiu na Holanda, em 1917, e foi o que firmou, em muitos sentidos o estilo do design do século XX. Seu fundador e teórico era o arquiteto Theo van Doesburg e faziam parte do movimento o pintor Piet Mondrian, Bart van der Leck, o arquiteto J.J.P Oud.

Os designers do De Stijl fizeram-se notar pela rigorosa precisão com que dividiam o espaço, às vezes contrastando as divisões com linhas negras; pela tensão e pelo equilíbrio, alcançados com a assimetria; pelo uso das formas básicas, das cores primárias e pela máxima simplicidade nas soluções. As curvas foram eliminadas e preferiam os tipos sem serifa, os tipos eram compostos em blocos retangulares. A cor vermelha era a cor preferida em contraste com o preto, pois representava revolução.

Eles procuravam alcançar uma lei universal de equilíbrio e harmonia da arte, uma estrutura matemática do universo. Estavam sempre preocupados com a atmosfera intelectual e espiritual do seu tempo e queriam expressar uma consciência comum da época.

Eles criaram o termo neoplasticismo, para designar sua concepção de pintura bidimensional, o que acabou virando sinônimo do estilo do grupo.

A assimetria da arquitetura de Frank Lloyd Wright teve forte influência nos primeiros designs do De Stijl. Van Doesburg e Mondrian utilizaram essa concepção formal em suas pinturas. Quando voltaram as aplicações à tipografia, abriram oportunidades para um maior desenvolvimento criativo do design gráfico.

Em função da resistência do De Stijl às soluções simétricas e ornamentais, e com o crescimento do envolvimento com as modernas idéias tecnológicas e industriais, eles deram um novo aspecto à página impressa.

BAUHAUS

A Bauhaus foi fundada por Walter Gropius em 1919, em Weimar na Alemanha, e é considerada a mais influente e mais famosa escola de arte do século XX. Ela desenvolveu ideologias e tendências inovadoras para o estudo do design.

A escola propunha restabelecer o contato entre a arte e a produção industrial, unindo artesãos, engenheiros, designers, arquitetos, pintores e artistas, pesquisando e construindo juntos protótipos à serem produzidos em escala industrial. 

Os projetos eram direcionados para o princípio da racionalidade, da simplificação e da unidade entre forma e função, a fim de facilitar à produção industrial, atendendo as necessidades da sociedade alemã.

No design gráfico, teve como maior influência o construtivista húngaro Lásló Moholy-Nagy que contribuiu com uma importante declaração sobre a tipografia, descrevendo ela como uma ferramenta de comunicação que tem que comunicar de sua forma mais intensa. Sua importância está na absoluta clareza... Legibilidade a comunicação nunca deve ser prejudicada em função de uma priorização da estética. Letras nunca devem ser forçadas à uma estrutura pré-concebida. No seu design ele administrava o ilimitado uso de todas as direções lineares. Nós usamos todos os tipos de fontes, todos tamanhos, formas geométricas, cores, etc. Nós queremos criar uma nova linguagem da tipografia cuja elasticidade, variação e renovação da composição tipográfica é ditada pela expressão interior e pelo efeito óptico.

A paixão de Moholy-Nagy por tipografia e por fotografia inspiraram um interesse da Bauhaus na comunicação visual que levou a importantes experimentos na unificação dessas duas artes. Ele viu o design gráfico, principalmente o pôster, se desenvolvendo em direção ao typophoto. Ele chamou essa objetiva integração da palavra e imagem a fim de comunicar uma mensagem a nova literatura visual. 

O selo da Bauhaus, desenhado por Oskar Schlemmer, em 1924, remete a influência do design da máquina e do racionalismo na Bauhaus, utilizando formas mais geométricas e fios de impressão.

Os fios se tornaram objeto marcante no estilo Bauhaus, eram utilizadas em diferentes tamanhos e espessuras para marcar, organizar ou enfatizar a informação, juntamente, com a Tipografia Bauhaus que seguia um padrão marcante com tipos sem serifa e numerais grandes.

Outro importante recurso explorado pelos mestres da Bauhaus foi a fotomontagem. Com o surgimento desse novo veículo de comunicação, eles cortavam e juntavam as fotos, a fim de compor uma narrativa mais dramática as páginas.

Em 1933 a Bauhaus foi fechada pelos Nazistas.

Sua contribuição por ter colocado em práticas várias idéias e concepções novas, acabou tornando a Bauhaus um movimento. Um movimento que fez surgir o design moderno, a nova estética do século XX.

POP ART

A Pop Art é um movimento cultural que se desenvolveu nas décadas de 50 e 60 do século XX, na Inglaterra e nos Estados Unidos. O termo pop é uma abreviatura de populare indica a raiz cultural e estética desta corrente inspirada no imaginário da sociedade de consumo e na cultura de massas.

Os artistas pop tentam produzir algo que exprima o verdadeiro espírito do mundo atual, usando alguns objetos de uso corrente, envolvendo a arte no contexto quotidiano. Desta forma, o contato da obra com o espectador é imediato e o seu objetivo mais formal que conceptual. Caracteriza-se por uma linguagem abstrata que valoriza as imagens figurativas. Em algumas das imagens que exprimem o materialismo da sociedade pode-se mesmo perceber intenções de crítica e sátira social. 

Além da clara influência dadaísta e dos ready mades de Marcel Duchamp, o movimento assumiu um caráter único e rompeu com estilos tradicionais, adquirindo uma importância fundamental para a arte contemporânea. Nomes como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, Claes Oldenburg são alguns dos responsáveis por esse processo.A influência deste movimento pop permanece até hoje e reúne artistas de interesse comum pelas artes gráficas, imagens comerciais, técnicas de reprodução e por símbolos que representam a cultura de massa.



A atuação do Bahia no triunfo sobre o Náutico agradou o técnico Guto Ferreira.

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A atuação do Bahia no triunfo sobre o Náutico agradou o técnico Guto Ferreira. Após a partida, o treinador exaltou o desempenho da equipe.
"Fizemos um primeiro tempo dentro daquilo que a gente busca, que é controlar os adversários. A equipe teve paciência, criou N jogadas de qualidade e em uma delas o gol bastante interessante, de jogada trabalhada. No segundo tempo encorpamos, perdemos oportunidade e perdemos oportunidades. Que bom que o Edigar (Junio) marcou. Depois, relaxamos e fomos punidos. Eles fizeram o gol, mas não fizeram mais nada", disse.
O comandante aproveitou para defender o atacante Élber, jogador que vem destoando do restante da equipe e tem recebido vaias da torcida. "Élber é um jogador de velocidade. Hoje, talvez, tenha feito uma das melhores partidas dele. O gol saiu de um lance dele. Não é um eximiu finalizador, mas é um jogador que arranca, cria jogadas. O torcedor precisa entender isso. Acho que a partir do momento que o torcedor apoiar, ele vai crescer".
Já sobre Edigar Junio, ele admitiu que o atacante sofre com problemas médicos, que o fizeram cair de produção nos últimos jogos. "Ele vem num tratamento sobre algumas situações que ainda enfrenta, mas vem numa gana imensa. Ele vai voltar a ser o Edigar que todo mundo espera".
Perguntado pelo repórter Nilson Luiz sobre a manutenção do rodízio de jogadores para o duelo de domingo, contra o Atlântico, pelo Baianão, Guto desconversou. "Temos ideias na cabeça, mas não vou expor ainda. Vou esperar avaliação do Departamento Médico e uma série de situações para decidir".
Por fim, o técnico comentou sobre a denúncia do Procurador Hermes Hilarião contra os envolvidos na confusão do BAVI e cobrou um julgamento do TJDF-BA distinto dos casos dos envolvidos do Tricolor e do rival Vitória. "Temer (perder atletas punidos) a gente sempre teme. Agora está na mão da Procuradoria, analisar cada caso. Que não se analise tentando equilibrar situações de um com o outro. Que se analise cada caso como merece. O que aconteceu foi fora de contexto", completou.

Processos de Lula, Geddel, Cunha e Alves no DF são transferidos para a 12ª Vara

A ação penal em que o ex-presidente é réu, oriunda da Operação Zelotes, já aparece em nome do juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos.
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Processos de Lula, Geddel, Cunha e Alves no DF são transferidos para a 12ª Vara
Foto: Divulgação

Acorda Cidade
Agência Brasil - Os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, todos do MDB, além do doleiro e delator Lúcio Funaro, saíram da jurisdição do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, e foram transferidos para a 12ª Vara Federal, cujo titular é o juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos. São ações oriundas das operações Zelotes, Sépsis e Cui Bono. As ações referentes a esses réus já aparecem redistribuídas no sistema da Justiça Federal do DF.
A mudança dos processos é resultado de decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Hilton Queiroz, que, por meio de uma resolução, converteu a 12ª Vara Federal em unidade especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Até então, apenas a 10ª Vara Federal atuava com esta especialização. Como a alteração só poderia ser feita em seção judiciária com pelos três varas criminais, a 15ª Vara Federal, que era de direito cível, foi convertida para o direito criminal, o que permitiu a alteração na 12ª Vara. Com as mudanças, os processos já estão sendo redistribuídos.
“A situação particular verificada na 10ª Vara Federal Criminal, que devido a sua especialização em crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, concentra o acompanhamento de várias operações relevantes, das quais resulta uma enormidade de medidas judiciais e consequentes atos cartorários, e vem ocasionando considerável desequilíbrio entre os acervos das varas criminais”, diz um trecho da resolução que determinou a mudança.
A ação penal em que o ex-presidente é réu, oriunda da Operação Zelotes, já aparece em nome do juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos. Lula e seu filho, Luís Cláudio, são acusados dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa, sob a acusação de integrarem um esquema que vendia a promessa de interferências no governo federal para beneficiar empresas, inclusive na decisão de compra de 36 caças de combate militar da empresa suíça SAAB para a Força Aérea Brasileira (FAB). A defesa do ex-presidente nega as acusações.
Outro processo transferido da competência da 10ª Vara Federal em Brasília envolve as investigações de desvios no Postalis, fundo de pensão dos Correios, no âmbito da Operação Pausare, que será conduzido agora pela juíza federal Pollyanna Kelly Martins Alves, substituta da 12ª Vara.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Paraná Pesquisas: 64,6% da população é contrária à legalização da maconha



Paraná Pesquisas: 64,6% da população é contrária à legalização da maconhaA legalização da maconha não é aprovada por 64,6% da população brasileira, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (20). De acordo com a consulta, 30,7% dos entrevistados são favoráveis à medida, enquanto 4,7% dizem não saber ou não opinaram. A aceitação da legalização da erva é mais bem aceita na faixa etária mais jovem (16 a 24 anos), no qual o índice é de 42,6% -- os brasileiros com mais de 60 anos são os que menos defendem a iniciativa. A legalização também tem concordância de boa parte dos que tem Ensino Superior (45,2 %). A rejeição é maior no Norte e no Centro-Oeste (71,6 %) e menor no Sudeste (61,4%). Sobre a legalização do plantio da maconha no Brasil, o índice se mantém no mesmo patamar: 65,8% são contrários; 30% são a favor, e 4,2% não souberam ou não opinaram. As mulheres tem maior aceitação à ideia (63,9%) em relação aos homens (67,8%). Novamente, a faixa etária mais jovem concorda mais com a ideia (41%), enquanto apenas 24,7% dos idosos (60 anos ou mais) apoiam a autorização legal para o plantio. Pessoas com Ensino Superior também defendem mais a legalização (43,3%) contra 20,8% dos que tem Ensino Fundamental. A diferença de opinião entre as regiões se mantém – no Norte e Centro-Oeste ocorre a maior rejeição (70,7%) e no Sudeste a menor (63,1%). Foram entrevistadas 2.402 brasileiros em 208 municípios em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. 

Inscrições para isenção da taxa do vestibular da Uefs começam nesta terça (20)

Inscrições para isenção da taxa do vestibular da Uefs começam nesta terça (20)Começam a partir do meio-dia desta terça-feira (20) e seguem até às 18h do próximo dia 26, as inscrições para o pedido de isenção da taxa do vestibular (ProSel 2018.2) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
O candidato à isenção não pode ter diploma de nível superior nem estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior. A inscrição deve ser feita no site da Coordenação de Seleção e Admissão da universidade.
Inscrições aqui a partir das 12h
São oferecidas 2.500 vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio ou equivalente exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino ou através de exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino, além de comprovar a aprovação em Português e Matemática, até a data do pedido de isenção.

Técnica usada para masturbação mata cerca de 100 pessoas por ano na Alemanha



Técnica usada para masturbação mata cerca de 100 pessoas por ano na AlemanhaAproximadamente 100 pessoas morrem anualmente na Alemanha devido à masturbação, registrou uma pesquisa realizada pelo legista Harald Voss. Ele apontou que a primcipal causa dos números é a falta de oxigenação no cérebro durante um ato conhecido como asfixia autoerótica: a pessoa deixa de respirar para potencializar a intensidade do orgasmo, com o uso de objetos como saco plástico ou uma corda no pescoço. Voss acredita, segundo informações do jornal Extra, que o número pode ser ainda maior, mas a vergonha faz com que alguns incidentes não sejam relatados. Entre as vítimas, estão pessoas com idade de 13 a 79 anos, dos dois sexos, sendo o número de homens superior. Para o legista, as mulheres são "mais cautelosas" durante a prática.

Militares precisam de 'garantia' para agir sem risco de nova Comissão da Verdade, diz general



Militares precisam de 'garantia' para agir sem risco de nova Comissão da Verdade, diz generalO comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou nesta segunda-feira (19), durante reunião do Conselho da República, que era necessário dar aos militares “garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade” no futuro, em menção à intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro determinada pelo governo federal. O general faz referência à Comissão da Verdade, criada durante o governo Dilma Rousseff para apurar casos de tortura e assassinatos durante o período da ditadura militar. Em outubro do ano passado, o presidente Michel Temer sancionou uma lei que passou o julgamento de crimes dolosos contra a vida por militares das Forças Armadas contra civis, ocorridos durante operações militares específicas, da Justiça Comum para a Justiça Militar da União. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou no encontro que é necessário não confundir o papel dos militares que estão atuando na intervenção com o papel da polícia. "Os militares não vão fazer ação que cabe à polícia". Jungmann considera que há confusão sobre o papel do general Walter Braga Netto, devido ao acúmulo de duas funções: a de interventor e a de responsável pela condução da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que está em vigor no Rio de Janeiro desde o ano passado.

Irecê: Professor morre após passar mal durante protesto contra reforma da previdência



Irecê: Professor morre após passar mal durante protesto contra reforma da previdênciaUm professor faleceu quando participava do protesto contra a reforma da previdência em Irecê, no centro norte baiano, nesta segunda-feira (19). Segundo o site Irecê Repórter, Cleiton Souza passou mal durante o ato, chegou a ser socorrido para o Hospital Regional, mas não resistiu. A morte do docente surpreendeu parentes, amigos e colegas. Muitos usaram as redes sociais para prestar homenagens e deixar mensagens de reconhecimento pelo trabalho do docente. Cleiton Souza morava em uma localidade conhecida como Lagoa Velha de Canarana, e era professor da rede municipal. “A educação de Canarana agradece sua dedicação e luta por nós, docentes, discentes e todos que dependem de uma educação digna e justa, que seu exemplo fortaleça nossa luta por um Brasil mais justo e digno”, escreveu Mauro Sérgio. Não foi informado detalhes do sepultamento do professor.