sábado, 24 de junho de 2017

Projeto na Lemos Brito oferece oficina de cerâmica a presos

Na entrada da administração da Penitenciária Lemos Brito, um grande painel em mosaico alivia a dureza do lugar. Em outros pontos do Complexo da Mata Escura é possível ver peças semelhantes. 
A obra de arte é fruto do trabalho dos próprios presos que participam do projeto Libertarte, idealizado pelo artista visual Eliezer Nobre. Na oficina, os internos aprendem a fazer painéis e objetos decorativos, usando como base a técnica do mosaico em pastilhas de cerâmica.
“Quero estimular a beleza, a educação. O cárcere é duro. Por que não usar a beleza para contrapor?”, questiona o artista. No projeto, são produzidos quadros, porta-retratos e outros objetos de decoração, além de grandes painéis, com base nos desenhos de Eliezer.
O interno mais antigo no projeto é Lázaro Bonate, 67. Participando há dois anos e cinco meses e às vésperas de passar para o regime semiaberto, ele não vê a hora de montar a sua própria oficina. “Quero fazer quadros para vender para as pessoas”, disse.
Estreia
O trabalhador rural Benício Nascimento, 65, começou na Oficina de Mosaico no dia da visita do CORREIO ao projeto. Devagar e com paciência, ele vai aprendendo a mexer nas ferramentas e colando as pecinhas que irão cobrir a figura de um carro. (CORREIO)