quarta-feira, 17 de maio de 2017

Rui quer que servidores façam perícia a partir do 10 º dia de atestado

A+ A-
Rui alega que muitas escolas estão sem professores por conta de atestado - Foto: Manu Dias | Divulgação | GOVBa
Rui alega que muitas escolas estão sem professores por conta de atestado
Manu Dias | Divulgação | GOVBa
O governador Rui Costa (PT) pretende endurecer a fiscalização do uso de atestados médicos por servidores estaduais. O petista explicou nesta terça-feira, 16, que a mudança faz parte de um projeto enviado para a Assembleia Legislativa solicitando a redução da quantidade de dias que os trabalhadores públicos podem ficar afastados sem precisar passar por perícia.
O prazo passaria de 15 para 10 dias. A partir disso, os servidores teriam que se submeter a Junta Médica do Estado. O projeto também prevê a ampliação de peritos para atender a demanda.
A iniciativa foi anunciada durante o lançamento do projeto Educação Empreendedora. Falando para uma plateia de estudantes e professores, Rui Costa argumentou que o afastamento afeta muitas escolas da rede pública estadual, que estão sem docentes em sala da aula.
O governador ainda sugeriu que há uso indevido de atestados, que podem servir de mecanismo de pressão. "Eu nunca deixei de prestar qualidade do meu serviço para penalizar o patrão. Pelo contrário, eu usava a qualidade como argumento para pedir melhorias nas condições de trabalho e salário", disse Rui, que já foi sindicalista.
O petista também incentivou que os diretores e pais de alunos continuem cobrando medidas efetivas da Secretaria de Educação para resolver a falta de professores nas instituições, mas ressaltou que o endurecimento na fiscalização do uso de atestado seria a primeira ação para solucionar o problema.



  •