O aeroporto de Salvador deve passar por medidas
emergenciais já nos próximos dias visando a melhoria dos serviços
prestados para baianos e visitantes. A expectativa é que até o início da
próxima semana a Infraero realize pequenas intervenções enquanto não
são iniciadas as obras definitivas e a nova gestão previstas com a
concessão do equipamento.
A informação foi obtida nesta terça-feira, 24, pelo secretário de
Turismo da Bahia, José Alves, que esteve no início da tarde com o
superintendente regional da Infraero no estado, Denisson Fontes, logo
depois da divulgação de pesquisa nacional realizada entre usuários que
classificaram o aeroporto de Salvador como o pior do país.
De acordo com a pesquisa de satisfação dos passageiros, feita pelo
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o Aeroporto
Internacional Luís Eduardo Magalhães obteve, no último trimestre do ano
passado, o desempenho mais baixo, com nota 3,77, numa escala de 1 a 5.
A média da avaliação dos aeroportos brasileiros foi de 4,28. Todos
os demais equipamentos avaliados pelos passageiros dentre os 15 maiores
do país obtiveram pontuação superior a 4 com destaque para o aeroporto
de Curitiba, com nota 4,72, o mais bem avaliado.
No encontro com o superintendente regional da Infraero, Alves
lamentou que o equipamento de Salvador tenha sido novamente tão mal
avaliado – na pesquisa anterior, já havia ficado como o segundo pior,
atrás apenas de Cuiabá – por conta de questões básicas, como limpeza
geral e de sanitários, qualidade do estacionamento e disponibilidade de
tomadas e rede wi-fi.
“Apresentamos dados que expressam a importância do turismo para a
economia e reivindicamos do superintendente agilidade para melhor
atender à expectativa de baianos e visitantes”, disse José Alves.
Leilão em março
Já o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, espera
que “agora, com a pesquisa, seja agilizado o processo de concessão do
aeroporto para a iniciativa privada”. O leilão já foi agendado para
março, com edital prevendo investimento mínimo de R$ 2,35 bilhões, por
parte da empresa ou consórcio que vença o certame.
No início do mês, o prefeito ACM Neto também demonstrou indignação
com a situação do aeroporto da capital baiana, que oficialmente está em
reforma, desde 2013, em obras que deveriam ter sido concluídas para a
Copa do Mundo, há dois anos. Diante do quadro, Neto também pretende
reforçar, em Brasília, o coro por medidas emergenciais, diretamente com o
ministro dos Transportes, Maurício Lessa, segundo anunciou na semana
passada.
Pesquisa
Ao considerar a média geral dos itens avaliados pelos passageiros, a
pior avaliação dos serviços no aeroporto de Salvador foi para a
qualidade da internet/wifi (1,87). Seguem também mal avaliados:
qualidade da sinalização (3,99), limpeza geral e sensação de segurança
das instalações (3,88), disponibilidade de sanitários (3,84), conforto
acústico (3,76), conforto térmico (3,43), limpeza dos sanitários (3,24) e
disponibilidade de tomadas (2.86).
No quesito facilidades ao passageiro, o aeroporto baiano decepciona,
segundo a pesquisa, em: custo/benefício dos produtos de lanchonetes e
restaurantes (2,68), dos produtos comerciais (2,31) e estacionamento
(2,19). No que se refere aos serviços prestados pelas companhias aéreas,
o que mais desagrada no aeroporto de Salvador é o tempo de fila no
check-in/ guichê (3,78) e a velocidade de restituição de bagagem
(3,67).
Já dentre os serviços prestados pelos órgãos públicos dentro do
aeroporto, o tempo de fila na imigração é o que mais desagrada (3,61).
Há queixas ainda da disponibilidade de transporte para o aeroporto
(3,65).