domingo, 18 de março de 2012


Pé na Cozinha

Cinco mitos e verdades sobre o mundo da cozinha

Eu já ouvi muitos absurdos circulando em restaurantes, banheiros, festas em família e na própria internet. Nunca descobrimos a origem desses rumores...
Mas não importa quem os inventou, o que quero é apontar o que é verdade e mentira na gastronomia.
1-    "Ah, se não coloca óleo na água do cozimento do macarrão, ele gruda".
R: MENTIRA!

O segredo para um bom cozimento de massa é apenas a abundância de água. Sempre que for cozinhar massa, use uma panela bem larga e grande que caiba muita água!  Se colocar óleo, ao jogar o molho a massa não vai absorver o sabor dele. Assim que a água estiver fervendo, jogue a massa e cozinhe por nove minutos.
Escorra a massa e jogue-a em uma vasilha com água e gelo. Guarde em uma vasilha com um fio de óleo na geladeira por até quatro dias.

2-    "Colocar folhas verdes de molho no vinagre ou limão não é suficiente para matar as bactérias"
R: VERDADE!

Vinagre e limão não matam bactérias, servem apenas como tempero. Coloque as folhas de molho em água com hipoclorito (solução encontrada em mercados) por 20 minutos, lave e passe-as na centrífuga para secá-las. Guarde em uma vasilha na geladeira e pronto! Livre de bactérias.
3-    "O lado brilhante do papel alumínio deve ser para usado para cima, e o fosco para baixo"
R: MENTIRA!

Não faz diferença nenhuma o lado que está para cima.
4-    " Os cogumelos devem ser lavados em água e enxugados corretamente, pois são cultivados em esterco"
R: VERDADE!

Dizem que não se deve lavar os cogumelos, porque eles absorvem água. Mentira! Se perceber que os cogumelos estão soltando água na frigideira e que estão cozinhando em vez de dourarem, isso não tem nada a ver com a lavagem. É porque os cogumelos são compostos de água, e você colocou quantidade muito grande de uma vez. Refogue sempre em porções menores ou use uma frigideira maior.