sábado, 7 de janeiro de 2017

Irmã Dulce ganha monumento de 4 metros

 

 

A imagem já está exposta desde ontem, mas seu descerramento simbólico ocorreu em concorrida cerimônia às 18h no estacionamento em frente ao Memorial da freira baiana

por
 
 
Imagem: Está colocada  em um dos pontos mais altos  da Cidade Baixa
A imagem está colocada em um dos pontos mais altos da Cidade Baixa
Com a instalação de uma escultura de 4 metros de altura e pesando meia tonelada, no alto da sede da OSID-Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, fiéis, devotos e demais admiradores ganharam um presente a mais para reverenciar a vida e obra do Anjo Bom do Brasil.
A imagem já está exposta desde ontem, mas seu descerramento simbólico ocorreu em concorrida cerimônia às 18h no estacionamento em frente ao Memorial da santa baiana. O ato abriu oficialmente o calendário de homenagens em celebração aos 25 anos de falecimento da abnegada freira.
Instalada em um dos pontos mais altos da Cidade Baixa, a escultura pode ser vista de bairros como Liberdade e Santo Antônio Além do Carmo assim como durante a travessia Ilha de Itaparica-Salvador e outros pontos na Baía de Todos-os-Santos.
Segundo o capelão da OSID, frei Mário Erky, a instalação da escultura sobre a instituição fundada pela Mãe dos Pobres, e em pleno dia em que a Igreja Católica celebra a Festa de Reis, guarda um significado bastante especial: “A Festa de Reis está associada à estrela que guiou os Reis Magos e ter a imagem de Irmã Dulce sobre a sua Obra significa que ela está abençoando e velando os seus filhos. Em qualquer direção que olharmos, vamos sentir ainda mais forte a sua presença. É um presente para todos nós”.
A escultura foi criada pelo artista plástico Zaca Oliveira, em 2012, para um presépio da Arquidiocese de Salvador montado no CAB-Centro Administrativo da Bahia. Após a desmontagem do presépio, a imagem foi então doada às Obras Sociais Irmã Dulce.
Em 2013, foi colocada no antigo campo de futebol, localizado ao lado da sede da OSID, traduzindo na época o desejo da instituição para que o terreno abrigasse uma futura unidade para tratamento do câncer, tornando-se símbolo da campanha – sonho concretizado em 2015, com a inauguração da Unacon-Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Nossa Senhora de Fátima.
Admirador da vida e obra da freira, Zaca recebeu com entusiasmo a notícia da colocação da imagem no alto da casa do Anjo. “Era um sonho antigo ver esta escultura na casa onde ela acolheu e encheu de luz a vida de tantas pessoas”, declarou.
Produzida em fibra e com materiais de modelagem, como carpete, madeira e arame, a peça recebeu um reforço em sua estrutura para suportar a ação do tempo. Conforme o engenheiro Jorge Eduardo, gestor de Infraestrutura da OSID e idealizador da iniciativa de instalação da imagem,  ”para ficar mais resistente, a escultura ganhou peças de metal e um enchimento com fibra e espuma”.