quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Polícia realiza operação contra grupos considerados neonazistas no RS


 

 

  • Polícia apreendeu material de apologia ao nazismo Polícia apreendeu material de apologia ao nazismo
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação contra movimentos considerados neonazistas no Estado. Oito mandados de busca e apreensão foram realizados em sete cidades. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de munição. Com ele, também foi apreendido material de apologia ao nazismo.
A Operação Azov cumpre mandados nas cidades de Viamão, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul, Cruz Alta e São Nicolau.
A ação, comandada pelo delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP de Porto Alegre, não estava prevista para hoje, mas foi antecipada por suspeita de que um grupo de neonazistas se preparava para um ataque na capital, segundo a polícia.
A suspeita é que os alvos pudessem ser homossexuais ou judeus.   Além disso, a investigação apurou a ligação dos neonazistas gaúchos com um grupo nacional socialista internacional, conhecido como Misanthropic Division.
Um integrante do movimento teria viajado ao Rio Grande do Sul para recrutar combatentes para o leste europeu, especificamente para lutar na Ucrânia.
Conforme Jardim, ao menos um gaúcho cooptado chegou a viajar para a Europa.