quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Servidores tentam pressionar governo a retirar projeto da Assembleia




Os servidores públicos mais uma vez devem ocupar as galerias da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2). A categoria pressiona os deputados a não votarem a PEC 148/2015, que altera as concessões de vantagens ao funcionalismo e o projeto que altera o Estatuto do Servidor.

Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, os servidores não vão se dispersar. Na quarta-feira farão uma paralisação, como antecipado pelo Bocão News, mas estarão também na Assembleia. ‘Vamos pressionar. Não podemos abrir mão de direitos que são consagrados pela Constituição”, afirma Marinalva.
Apesar do argumento do governo de que os projetos fazem parte de medidas que visem a contenção de gastos, Marinalva Nunes rebate. “Já passamos por várias crises. Ele (o governador Rui Costa) diz que precisa cortar na própria carne, mas ele está cortando na carne dos mais fracos, não atinge quem ganha altos salários”,
Segundo o projeto, os servidores dos três poderes terão a venda de férias reduzidas. Outro corte, este diz respeito ao servidores do Judiciário, é a proibição da venda da licença prêmio.
Outro ponto que fez a categoria se voltar contra o governo é o aumento de 10 para 15 anos para se adquirir a estabilidade salarial. Hoje fica valendo o maior salário exercido por dois anos consecutivos, o que passa para cinco anos ininterrupto