quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Exército vai ajudar a combater o mosquito transmissor do vírus Zika


 

100 miliatares receberão treinamento para trabalhar com agentes de endemias.
Governo e Prefeitura de Aracaju decretaram situação de emergência.


Do G1 SE
Oficiais do Exército vão ajudar a combater o mosquito Aedes Aegypti (Foto: SES/Divulgação)Oficiais do Exército vão ajudar a combater o mosquito Aedes Aegypti (Foto: SES/Divulgação)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Comando do Exército Brasileiro em Sergipe participam de uma reunião na manhã desta segunda-feira (7) para definir estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus, Dengue e Febre Chikungunya. Cerca de 100 militares receberão treinamento para trabalhar em conjunto com os agentes de endemias.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju já decretaram situação de emergência em saúde devido ao aumento de casos de bebês nascidos com microcefalia.
De acordo com a SES, já são 100 crianças com o problema somente neste ano. Sergipe já tem o registro de uma morte de um bebê relacionada à doença que é caracterizada pela formação irregular do cérebro, que pode acarretar em dificuldades psicomotoras.
O Ministério da Saúde já comprovou a relação do vírus Zika com a incidência de microcefalia.Clique aqui e entenda o que se sabe (e o que falta saber) sobre relação entre zika vírus e microcefalia.
A maior parte dos casos de microcefalia é causada por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. Toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus são algumas doenças que causam a microcefalia. Outros possíveis causadores são abuso de álcool e drogas ilícitas na gestação e síndromes genéticas como o Down.