domingo, 20 de dezembro de 2015

brasil em crise congresso petrolão novo governo eleições 2014 agenda da semana brasil em crise Deputados da base e da oposição divergem sobre leve melhora de Dilma

PUBLICIDADE
leve melhora na imagem da presidente Dilma Rousseff, revelada pelo Datafolha neste domingo (20), foi vista por deputado da base como uma reação à "injustiça" que a petista tem enfrentado na Câmara. Já para a oposição, a variação foi insignificante.
Segundo o Datafolha, depois de atingir o recorde de desaprovação em agosto, de 71%, o índice recuou agora para 65%. No sentido oposto, a aprovação, que havia chegado ao seu mínimo em agosto, 8%, oscilou para 12%.
Para um dos vice-líderes do governo, deputado Sílvio Costa (PT do B-PE), a pesquisa, realizada nos dias 16 e 17, captou o "otimismo" de parcelas da população em relação a 2016, em parte influenciado por um aquecimento da economia no mês de dezembro, especialmente em setores como comércio e turismo.
"[A pesquisa] Reflete, sobretudo, o otimismo que uma parcela da população começa a perceber em relação a 2016 e, claro, reflete a injustiça do Eduardo Cunha [PMDB-RJ], da Câmara, que está tentando assaltar o mandato da presidente", afirma.
"Reflete aquilo que o Brasil já sabe: que a presidente Dilma é uma mulher digna, uma mulher honrada", diz o vice-líder do governo.
Na opinião dele, a variação da aprovação ao governo detectada pelo Datafolha não é pequena. "Ela estava com 8% de aprovação, e foi para 12%. Então, é um crescimento de 50%", diz o deputado.

FUNDO DO POÇO
O líder da oposição na Câmara, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), discorda dessa avaliação e afirma que a variação foi "próxima do piso", pois o cenário de descontentamento não mudou.
Para Araújo, era impossível que a desaprovação a Dilma caísse abaixo do percentual atingido em agosto porque as pessoas que, àquela altura, ainda consideravam o governo ótimo ou bom eram ligadas ao PT ou a movimentos sociais —e dificilmente mudariam de ideia agora.
"A presidente já havia chegado a um piso que nenhum outro presidente tinha conseguido chegar. Não houve melhora no cenário nem na confiança no governo. Ela estava no fundo do poço e não tinha como baixar. [A variação] É uma volatilidade próxima do piso", afirma o deputado.
Araújo também diz que há uma melhora de clima com a chegada das festas de dezembro, o que pode ter influenciado o resultado da pesquisa. Ele prevê que os índices piorem para o governo após o Carnaval