quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Qualificação de professores

Projetos investem na qualidade da formação para futuros professores do Ensino Básico; Como Será? (Foto: Globo)Projetos investem na qualidade da formação de futuros professores do Ensino Básico (Foto: Globo)
Existem 2 milhões de professores atuando na Educação Básica. Destes, 700 mil não têm formação superior ou licenciatura, exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para incentivar que estudantes universitários conheçam a profissão de professor, dois programas colocam esses alunos em sala de aulas de escolas da rede pública de ensino. A ideia é vivenciar a experiência.
A estudante de História Sara Caroline da Silva participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal, que acontece dentro da Universidade de São Paulo. Este é um dos cursos que investem na formação de futuros professores do Ensino Básico. Neste, os alunos recebem uma bolsa e passam a frequentar uma escola da rede pública de ensino.
Na escola, cada licenciando tem um professor que o orienta. É o caso de Gonçalo Fernandes, supervisor de Sara:
— A sala de aula, o dia a dia, acaba fazendo com que os universitários se decidam. Porque, uma coisa é você visitar escola e ser bem tratado em um primeiro momento. Outra coisa é a realidade de sala de aula, em que você se vê envolvido em situações que, às vezes, são complicadas.
Sara se apaixonou pela sala de aula ao visitar uma escola. Naquele momento, ela não tinha ideia de como seria ser professora. Com o Pibid, ela tem a real noção. E gosta do que já experimentou:
— As pessoas falam que é um ambiente às vezes agressivo, mas me surpreendeu. Depois que tive a prática, tenho certeza absoluta de que quero ser professora.
Outro programa de incentivo ao professor é o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nele, os futuros profissionais precisam fazer uma imersão na rotina de uma escola, em diferentes salas de aula: Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos, pela Gestão Pedagógica e pela Educação Infantil.
Felipe José Henrique é estudante de Pedagogia e passa, no momento, por uma sala da Educação Infantil.
— Para mim está sendo uma experiência muito boa. Muito mais do que minha formação pessoal, vejo que estão pensando formas da escola se aproximar da universidade e vice-versa. Para mim, hoje, encaro a educação como um ato político. É entender a escola como espaço de transformação.
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