quarta-feira, 6 de maio de 2015

Zero violência contra LGBT!

Maio da Diversidade alerta para a violência contra a população LGBT na Bahia
17059818Com o tema “Zero violência contra LGBT!”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), iniciou na tarde de ontem (4), na Praça das Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Ondina, as atividades da 3ª edição do Maio da Diversidade, uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com secretarias estaduais, Prefeituras Municipais, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e organizações LGBT. O ato de abertura aconteceu das 18h às 22h, com a participação do coordenador de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), Vinícius Alves, e das entidades da sociedade civil que defendem os direitos e promovem a cidadania LGBT na Bahia. No entanto, a abertura oficial do evento acontecerá no próximo dia 16 de maio, no Cine Solar Boa Vista, às 18h30, momento que reunirá ativistas de aproximadamente, 40 cidades baianas.
Além de alertar sobre os crimes de homofobia no estado, a iniciativa tem como meta promover uma cultura de respeito aos direitos humanos, com foco na população LGBT, fortalecendo a convivência e a sociabilidade, a partir de debates, oficinas, feiras e atividades artístico culturais, como elementos estruturantes da superação de contexto de violação de direitos e de promoção da cidadania. De acordo com Vinícius Alves, coordenador LGBT/SJDHDS, “ a meta para esta terceira edição é possibilitar na construção e execução desta agenda, um processo afirmativo do ponto de vista do respeito e acolhimento as diversas dimensões, formas e possibilidades de compreender, experimentar e vivenciar as identidades sexuais e de gênero e, a partir delas, demandar políticas públicas para o segmento”. Além disso, contextualiza Vinícius, “ é preciso discutir sobre os recentes crimes homofóbicos cometidos contra esta população, além da perspectiva da superação do atual quadro na Bahia”.
Mobilização social – A 3ª edição do Maio da Diversidade foi organizada com a participação das entidades que defendem os direitos LGBT, em todo estado. As atividades acontecem até o dia 30 de maio, e darão uma maior visibilidade à sociedade e ao poder público, sobre as mais urgentes demandas e direitos desta população. A proposta é que seja construído um relatório contendo demandas que sirvam de instrumento tanto para a produção de políticas públicas LGBT, quanto para o monitoramento e controle social das mesmas.
Este ano, as atividades do Maio da Diversidade serão descentralizadas, e acontecerão em Salvador, Região Metropolitana e outras cidades do interior do estado. De acordo com Felipe Santos, do Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual e de Gênero – Coletivo Kiu, “ a participação dos ativistas LGBT, na construção desta, e de outras agendas específicas é fundamental para a conquista e garantia dos direitos da população LGBT”. Segundo Felipe, a recente decisão do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos LGBT, em determinar a utilização do nome social dastransexuais e travestis, em estabelecimento e redes de ensino em todo país, é fruto da mobilização social iniciada em 2009, pelo movimento LGBT em todo país. O nome social substitui nome oficialmente registrado que não reflete identidade de gênero desse público.