terça-feira, 19 de maio de 2015

Major comete suicídio durante formatura no 35º BI

Foto ReproduçãoNa manhã dessa terça-feira (19), por volta das 9 h 30, o Major Alexandro Ribeiro da Silva do Exército Brasileiro (EB), cometeu o suicídio. Ele deflagou um tiro na cabeça com sua própria arma de fogo.
 O fato aconteceu no interior do seu gabinete e, segundo informações, o oficial seria recém chegado na Unidade  Durante o ocorrido acontecia a realização de uma formatura no Batalhão Luiz Barbalho Bezerra  35º BI em Feira de Santana.Os motivos do suicídio ainda não foram divulgado.
Falando Nisso:
Há quatro anos foi fundada a primeira ONG que ajuda vítimas de abusos das Forças Armadas a brigar judicialmente. O Instituto Ser recebe duas novas denúncias por mês, número subestimado porque não há outras entidades voltadas para o assunto e o medo de represálias ainda impera. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é de 70 casos por dia só de violência sexual (leia o quadro à pág. 64). A pequena ONG foi ideia dos ex-sargentos Fernando Alcântara e Laci de Araújo, depois de travarem juntos uma guerra pelo direito de assumir seu relacionamento amoroso publicamente – algo inédito no País. Pela luta, o casal gay diz ter sofrido ameaças e homofobia dentro do quartel, agravando a depressão de Araújo. Ele foi preso, acusado de deserção do serviço militar, e processa o Exército por tortura na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Alcântara também carrega sequelas: “Até hoje tenho pesadelos de que estou fardado, sendo perseguido”, diz. Por serem referências, eles passaram a receber histórias de abusos cometidos pela instituição.