terça-feira, 7 de abril de 2015

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE DEPRESSÃO


 

Como curar a depressão?

PSICÓLOGO : Depressão é um distúrbio do pensamento. Trabalhando os pensamentos disfuncionais da depressão podemos amenizar o sofrimento. O portador do transtorno depressivo costuma ter dificuldade em flexibilizar os pensamentos, ou seja, quando um pensamento negativo se instala este pensamento se torna resistente a mudanças. Por exemplo, a pessoa depressiva acredita que não adianta sair de casa para por exemplo ir à uma festa pois pensa que "será perda de tempo", mas caso alguém consiga convence-lo a pelo menos tentar ficar um pouco na tal festa este depressivo poderá perceber que a simples mudança de ambiente já ajuda. Mas normalmente isso não é suficiente para anima-lo a participar da próxima festa, pois continuará a pensar que "será perda de tempo". Este pensamento disfuncional pode não mudar sozinho, e mesmo mudando um pouco através de  experiências positivas, esta pessoa ainda receberia melhor ajuda "treinado" a pensar com mais amplitude. A psicoterapia é um caminho para esta mudança pois os amigos e parentes, mesmo que com boa vontade, costumam ter pouca disposição, paciência e nenhuma técnica para lidar com pessoas depressivas.  Depressão é doença e deve ser tratada com respeito.
Aquele mau humor que se curou com "força de vontade" ou com dicas do vizinho, provavelmente, não era depressão. Incentive o depressivo a procurar psicoterapia.
Os pensamentos dos depressivos são negativos, tudo é ruim, feio, sem graça, são óculos muitos escuros eternamente diante dos olhos.
Mas lembre-se, às vezes pode ser difícil conseguir isso sozinho, conte conosco, nossos psicólogos estão à disposição para recebe-lo.

Tô pensando em suicídio, mas não quero me matar. O que é isso?

PSICÓLOGO : Já recebi em minha clinica muitas pessoas que me relataram algo assim: Pensamentos invasivos referentes à morte, imaginam cenas onde podem se matar, mas não há desejo de morrer, não há plano suicida, apenas a impressão que acabarão se matando por impulso. Se for isso o que se passa contigo em primeiro lugar procure se acalmar. Você pode estar mais próximo de um TOC (transtorno obsessivo compulsivo) do que de uma depressão. São pensamentos que invadem a mente, não significa que você quer que isso aconteça, nem que corre o risco de fazer a coisa acontecer. Mas este pensamento também pode ser um sintoma da depressão. Claro que o conselho mais sensato é: procure um psicólogo.

Suicídio trata-se de coragem ou covardia?

PSICÓLOGO : Nem um nem outro. Em minha clínica percebi que o pensamento suicida é desespero em sua forma mais brutal. É uma tentativa de solução (por incrível que pareça). O suicida não quer terminar com a vida, quer terminar com o sofrimento, mas mão está vendo soluções alternativas.

Estou completamente sem animo, será depressão?

PSICÓLOGO : Perda de emprego, amigos mudam de cidade, pais adoecem, etc.  São situações que podem tirar o animo.A vida é feita de ciclos é possível que as coisas mudem. Claro que você pode dar uma mão ao destino e fazer com que as coisas mudem a seu favor mais rapidamente. O negócio é não desistir. Continue fazendo as coisas que você sabe que são boas para você. Saia da cama de manhã e tenha uma rotina sadia, mesmo sem vontade porque é comum a pessoa sair de casa com cara de "ai meu Deus" e voltar com cara de "ainda bem que eu fui". Não se considere desempregado, considere que você tem um novo emprego que se chama "procurar uma recolocação". Faça uma agenda com horário comercial onde você vai se dedicar a todas atividades voltadas a procura de um novo emprego, faça currículo, entre em sites de empregos, ligue para os amigos que podem lhe indicar algo, faça os cursos que serão úteis. Tenha também um horário de lazer, caminhe, corra, faça ginástica, encontre com os amigos ou faça novos amigos. A vida está acontecendo do lado de fora da sua porta, não perca tempo. Pra quem foi dê adeus, pra quem chegar dê boas vindas.

Será que eu gosto sofrer?

PSICÓLOGO : O ser humano é hedonista – movido pelo princípio do prazer -ninguém gosta de sofrer. Mas algumas vezes estamos tão envolvidos em nossos automatismos que nem percebemos que estamos repetindo os mesmos velhos esquemas. Você me pergunta se tem problemas afetivos? Claro que sim pois está sofrendo devido a seus próprios comportamentos e não consegue evitá-los. Se há dor e/ou prejuízo há problemas. As coisas desagradáveis ditas à sua namorada devem vir de alguma raiva na qual ela é o gatilho, talvez ela não tenha culpa de nada, mas ela te faz lembrar situações terríveis, e você está reagindo com a pessoa errada.

Como controlar os maus pensamentos?

PSICÓLOGO : Eis algumas estratégias: - Diga "pare" pra você mesmo quando esses pensamentos invadirem sua cabeça. - Leve sua mente, voluntariamente, para outro foco. - Converse com esses pensamentos. Veja se são verdadeiros, se não forem negocie com o máximo de argumentos contrários a eles. - Se precisar de ajuda procure um psicólogo pois ele fará a reestruturação cognitiva (mudança dos padrões derrotistas de pensamento) junto com você.

Como levantar a minha auto-estima. Estou me sentindo muito baixo astral?

PSICÓLOGO : Para você se gostar o ideal é que você realize as coisas que outras pessoas que você admira fazem. Que coisas te faz gostar de outras pessoas? Gosta quando elas estão bonitas - se ponha bonito. Gosta quando recebe apoio de alguém - apóie alguém. Gosta quando recebe um sorriso - sorria para os outros.

Quai s são os sintomas físicos que aparecem numa depressão?

PSICÓLOGO : Não há sintomas físicos típicos da depressão , cada pessoa responde de uma forma diferente, mas em geral aparece o desanimo, dores no corpo, dores de cabeça.Você está certo, caso sua pressão na cabeça tenha uma origem orgânica e não psicológica a causa apareceria nos exames clínicos. Se você já fez exames e não foi acusado nada é aconselhável fazer uma consulta com um psicólogo para que ele avalie os sintomas psicossomáticos.

Preciso urgente de um amigo(a)