sábado, 30 de novembro de 2013

Quiabo e diabetes.


  •  
     
     
     


    É necessário tomarmos muito cuidado com reportagens e artigos que revelam que algum alimento, chá ou planta melhoram ou "curam" o diabetes. O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) que necessita prioritariamente de acompanhamento médico e ainda não tem cura.

    No novo quadro do programa do Luciano Huck, o que foi apresentado é que o quiabo poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos, pela seu alto conteúdo de fibras alimentares e, desta forma, impedir uma elevação das taxas de glicose. A ingestão de qualquer alimento não substitui as medicações diárias e necessárias para um ótimo controle do diabetes. Devemos deixar claro que não se pode abandonar o tratamento e o acompanhamento médico da doença utilizando-se um ou outro alimento. Aconselho muita cautela quando ouvirmos notícias com esses parâmetros. Não há nenhuma comprovação científica.

    A utilização do quiabo em nossa alimentação é essencial, assim como outros alimentos devido ao seu alto teor de fibras. Eles deixam a digestão mais lenta e reduzem a absorção dos carboidratos da dieta. É o caso, por exemplo, do espinafre (http://on.fb.me/18gYaSS). Há ainda o café (http://on.fb.me/18gYeC0), a canela (http://on.fb.me/1g7TXAF) que melhoram a ação da insulina.

    Porém, o controle do diabetes depende essencialmente de cinco elementos primordiais: alimentação saudável, perda e /ou manutenção do peso ideal, atividade física (pelo menos três vezes por semana), tomar as medicações indicadas pelo seu médico corretamente e educação sobre diabetes (conhecer mais sobre a doença que não é um bicho de sete cabeças). É importante salientar que as pessoas com diabetes, principalmente crianças com DM1, em sua maioria, necessitam de aplicações diárias de insulina.

    Não realizem qualquer alteração no tratamento do diabetes sem antes consultar seu médico endocrinologista.

    Parabéns aos alunos e à professora pelo Projeto!
    É ótimo ver o diabetes ser discutido em um programa com repercussão nacional.

    Curta no Facebook: http://www.facebook.com/christiane.sobral

    As informações acima têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, cirurgiões-dentistas e outros especialistas.

    #diabetes #endocrinologia #glicemia #insulina #bombadeinsulina #nutrição #quiabo #controleglicêmico