quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Dia Nacional da Consciência Negra



O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Qual a sua cor?

No Brasil existevários nomes: Alguns afirmam ser  morenionho, outros dizem  pardo e poucos  afirmam que são negros..

Com a criação das cotas universitárias começa-se a pagar um débito histórico, a se inserir mais o negro  no mundo universitário.

Vereador Tonho de Zé Preto
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

Em Santo Estevão. O vereador Tonho de Zé Preto,  fêz um projeto  transformando  dia 20  de novembro em um ponto facultativo para a comemoração do dia da Consciência  Negra.O projeto  foi aprovado, foi sancionado e será  colocado em prática a partir de 2014.