domingo, 31 de março de 2013

Jornada Pedagógica

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia re­a­liza a Jor­nada Pe­da­gó­gica 2013 em todas as uni­dades es­co­lares da rede, nos turnos diurno e no­turno, sob o tema “For­ta­lecer as Apren­di­za­gens com a Ar­ti­cu­lação dos Pro­jetos Es­tru­tu­rantes”. A Jor­nada reúne os edu­ca­dores nas suas res­pec­tivas uni­dades, cons­ti­tuindo um es­paço co­le­tivo de or­ga­ni­zação do tra­balho pe­da­gó­gico. O ob­je­tivo é con­so­lidar o pla­ne­ja­mento para o ano le­tivo de 2013, a partir da re­flexão sobre o de­sem­penho da es­cola e do es­ta­be­le­ci­mento de ações e metas para me­lhoria dos pro­cessos de en­sino e de apren­di­zagem dos es­tu­dantes.
O pla­ne­ja­mento para o ano le­tivo de­fi­nido na Jor­nada Pe­da­gó­gica será acom­pa­nhado pelo Pro­jeto de Mo­ni­to­ra­mento, Acom­pa­nha­mento, Ava­li­ação e In­ter­venção Pe­da­gó­gica (Paip), que es­tru­tura a gestão pe­da­gó­gica co­la­bo­ra­tiva e faz o acom­pa­nha­mento às uni­dades es­co­lares (por meio dos Nu­paip Re­gi­o­nais de todas as Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação).
Veja aqui o video de apre­sen­tação da Jor­nada Pe­da­gó­gica 2013

Trans­ver­sa­li­dades - Des­taque aos Dez anos da Lei nº 10.639/2003
No pla­ne­ja­mento do ano le­tivo 2013, todos os cursos, ní­veis, sé­ries/anos e mo­da­li­dades devem as­se­gurar o trato com as te­má­ticas trans­ver­sais: Edu­cação das Re­la­ções Ét­nico-ra­ciais, His­tória e Cul­tura Afri­cana e In­dí­gena, Edu­cação Am­bi­ental, Edu­cação das Re­la­ções de Gê­nero e Se­xu­a­li­dades, Edu­cação para Saúde, Edu­cação Es­pe­cial e Edu­cação Fiscal. Essas te­má­ticas, que per­passam todo o cur­rí­culo da edu­cação bá­sica, con­tri­buem para a for­mação hu­ma­nís­tica, a com­pre­ensão das re­la­ções so­ciais, o en­fren­ta­mento às de­si­gual­dades so­ciais, com a cons­trução de co­nhe­ci­mentos con­tex­tu­a­li­zados e in­ter­sec­ci­o­nados, po­ten­ci­a­li­zando os diá­logos inter e trans­dis­ci­pli­nares.
A Se­cre­taria da Edu­cação des­taca que em 2013 a Lei nº 10.639/2003, que es­ta­be­lece a obri­ga­to­ri­e­dade da te­má­tica "His­tória e Cul­tura Afro-Bra­si­leira", com­pleta 10 anos.  Desse modo, am­plia as ações es­tru­tu­rantes para o trato dessa te­má­tica no cur­rí­culo, com for­ma­ções, aqui­sição de ma­te­rial di­dá­tico, pu­bli­ca­ções e a ex­pansão do pro­jeto “A Cor da Cul­tura”. Nesse mesmo sen­tido, des­taca a con­ti­nu­ação das ações do en­contro pe­da­gó­gico “Diá­logos For­ma­tivos em Di­reitos Hu­manos – com­ba­tendo o ra­cismo, o se­xismo e a ho­mo­fobia na Es­cola”, e, ainda, a Con­fe­rência In­fan­to­ju­venil pelo Meio Am­bi­ente - Vamos Cuidar da Bahia e do Brasil com Es­colas Sus­ten­tá­veis.