quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ultima homenagem A DONA CANÔ


 

 

Uma multidão acompanhou o cortejo que saiu após a missa de corpo presente na Igreja Nossa Senhora da Purificação, parou por alguns minutos em frente à casa dela.
Ed Santos/Acorda Cidade

 

 



Com grande comoção e muitas homenagens, o corpo de Dona Canô, matriarca da família Velloso, foi enterrado na manhã desta quarta-feira (26) no cemitério Campo da Caridade, na avenida Ferreira Bandeira, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano
 
Uma multidão acompanhou o cortejo que saiu após a missa de corpo presente na Igreja Nossa Senhora da Purificação, parou por alguns minutos em frente à casa dela, na avenida Viana Bandeira, e seguiu para o sepultamento.
As lojas do comércio estavam fechadas, e além de familiares e amigos, moradores do município, muitos deles usando roupas brancas, acompanharam o enterro.  Bastantes emocionados, os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia ajudaram a carregar o caixão, e não gravaram entrevista a imprensa. Cerca de três mil pessoas acompanharam o carro funerário, segundo estimativa da Polícia Militar.
Também estiveram presentes o professor Jorge Portugal e o prefeito eleito de Salvador ACM Neto. Em entrevista ao Acorda Cidade, Jorge Portugal disse que conversou pela última vez com Dona Canô na manhã da última sexta-feira (21), ainda no hospital.
“O legado que ela deixa não é um viaduto, não é uma obra. É uma escola de valores. Desde os 16 anos de idade, ou seja, 40 anos, vivo na casa de Dona Canô. Aprendi com ela, grandeza de alma, generosidade, tolerância e respeito ao próximo. Na última vez que conversei com ela, com a voz bem fraca ela disse: Meu compadre, sua comadre está indo para o céu”, relatou o professor emocionado.
O prefeito eleito ACM Neto disse ao Acorda Cidade que sua família tem grandes laços de amizade de Dona Canô.“Ela foi exemplo de mulher para os baianos. Estamos todos sentidos. Ela deixa muita saudade não em Santo Amaro, mas em toda a Bahia”, disse ACM Neto ao lado pai Antônio Carlos Magalhães Júnior.