sexta-feira, 21 de outubro de 2016

UFRB suspende aulas em seis cidades após ocupação de alunos


 

EDUCAÇÃO
UFRB suspende aulas em seis cidades após ocupação de alunos
Campus da UFRB na cidade de Cruz das Almas (Foto: Fábio Santos/Voz da Bahia)
Todos os seis campi da Universidade Federal do Recôncavo Bahia (UFRB) estão sem aulas desde a quarta-feira (19), de acordo com a assessoria da instituição. A suspensão ocorre por conta da ocupação dos estudantes, que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.
 
A universidade tem campus nas cidades de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro. A previsão da universidade é de que as aulas sejam retomadas na próxima terça-feira (25).
 
Além da UFRB, também estão suspensas as aulas no Instituto Federal da Bahia (IFBA) na cidade de Vitória da Conquista desde a terça-feira (18), por conta da mobilização de estudante contra a PEC 241.
 
Os campi de Valença e Paulo Afonso do IFBA também registram ocupação e estão com parte das atividades paradas. De acordo com a chefia de gabinete do campus em Valença, os estudantes acampam na área externa do campus, mas as aulas no local estão mantidas. Em Paulo Afonso, o instituto não informou quais atividades foram suspensas.
 

Presidente do Instituto Lula quer FH e Sarney como testemunhas em processo

São milhares de camisas, bonés, esculturas populares, livros e cartas que provam que se trata de material que só tem valor histórico e cultural. Não houve vantagem alguma, ainda mais ilícita. Como testemunhas, serão arrolados os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney. Será apresentada uma exceção de suspeição de Sérgio Moro e de incompetência”, afirma a nota.
Segundo a Polícia Federal, a OAS pagou por cinco anos, entre 2011 e 2016, R$ 21,5 mil por mês para que os bens do acervo do ex-presidente Lula ficassem guardados num depósito da empresa Granero. No total, foram gastos R$ 1,3 milhão e o valor é apontado pelos procuradores como vantagem paga pela construtora OAS em decorrência de contratos firmados com a Petrobras.
Na nota, Fernandes afirma que a defesa contará com todo o índice e imagens do acervo do ex-presidente Lula.

No mês passado, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região negou pedido de habeas corpus preventivo de Paulo Okamotto, que tentou trancar o processo para evitar que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) chegasse à 13ª Vara Federal de Curitiba.
Embora a defesa de Okamotto afirme que é usual que empresas privadas contribuam para manutenção do acervo privado de ex-presidentes, os procuradores afirmam que o contrato feito entre a OAS e a Granero tentado ocultar a origem dos objetos armazenados. O contrato teve por objeto a “armazenagem de materiais de escritório e mobiliário corporativo de propriedade da Construtora OAS Ltda", não o acervo presidencial.

Ao aceitar a denúncia, o juiz Sérgio Moro afirmou que o contrato foi, em princípio, "redigido de forma a ocultar o seu real objeto e nem foi apresentado algum contrato formal entre o Instituto Lula e a OAS que justificasse, ainda que a título gratuito, o fato da empreiteira guardar os bens recebidos pelo ex-presidente durante seu mandato presidencial."

Cuca recebe exposição para deficientes visuais

O diferencial das obras de Smera é que as peças podem ser tocadas. A exposição segue até o dia 29 de outubro e tem entrada gratuita.
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Cuca recebe exposição para deficientes visuais
Foto: Divulgação

 inserir os deficientes visuais ao meio artístico, a exposição “Transcendência”, do artista Sergio Smera está exposta ao público no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na galeria Carlo Barbosa.

O diferencial das obras de Smera é que as peças podem ser tocadas. A exposição segue até o dia 29 de outubro e tem entrada gratuita.
Depois de alguns anos desenvolvendo pintura em que mesclava o acadêmico e o moderno, Smera desenvolve agora esculturas. Para ele, essa arte o possibilita mais liberdade criativa contrapondo as formas lisas, polidas e aveludadas dos trabalhos clássicos ao rugoso.
As peças estão repletas de superfícies reentrantes, salientes, côncavas e convexas que refletem movimentos e vitalidade.