sábado, 14 de outubro de 2017

Zoológico de Salvador ganha mais 45 jacarés de papo amarelo

O Zoológico de Salvador cresceu a família do jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris), ganhou 45 novos filhotes, que já podem ser observados. Os irmãos foram colocados em um tanque, próximo ao berçário. Segundo a administração do Zoo, mais de 15 mil pessoas visitaram o local no último feriado. O coordenador geral do Zoológico de Salvador, Vinícius Dantas, contou que os filhotes nasceram há seis meses, e que não foram expostos antes porque estavam frágeis demais.
A ninhada foi produzida por três fêmeas, e os ovos levaram 85 dias para serem chocados. No entanto, houve algo inusitado durante a produção.”Um macho tem várias fêmeas, e o ninho onde os ovos são depositados costuma ser coletivo. Desta vez, as três fêmeas fizeram ninhos individuais. Além disso, quase todos os ovos chocaram, quando, geralmente, somente de 30% a 50% geram filhotes. Nasceram 45, mas apenas 27 foram colocados para visitação porque os outros ainda estão muito pequenos”, contou.
Os animais têm em média 20 centímetros, mas podem alcançar 2 metros na fase adulta. Cada fêmea produz entre 15 e 60 ovos, e a espécie não está oficialmente ameaçada de extinção. Para Dantas, no entanto, a perda de ambientes naturais está colocando em risco a sobrevivência de todas as espécies.”Existem três fatores que influenciam na qualidade da reprodução animal: o ambiente adequado, a sanidade mental do animal e a dieta correta. Acredito que esse equilíbrio permitiu a ninhada de 45 filhotes. O jacaré de papo amarelo não está na lista dos animais ameaçados de extinção, mas a verdade é que toda a fauna está ameaçada por conta da perda de habitat. Esse é um problema que atinge todos os animais”, disse.