sexta-feira, 30 de junho de 2017

Policiais têm armas roubadas em metade dos assaltos em Salvador

Policiais têm armas roubadas em metade dos assaltos em Salvador (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)Desmoralização, abalo psicológico e enfraquecimento. É dessa maneira que policiais descrevem crimes em que as armas de agentes de segurança são roubadas. Um levantamento feito pelo CORREIO aponta que, em metade dos oito assaltos envolvendo policiais nos últimos 50 dias, o armamento foi levado. Nesta quinta-feira (29), o capitão Adelmo Pereira Cardoso, 54, foi baleado e teve a arma roubada em um assalto
Pelo menos quatro armas foram levadas neste ano, sendo duas de policiais civis e o restante de PMs. Desde o início do ano, foram 13 assaltos a policiais. A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou não ter estatísticas oficiais sobre o roubo de armas de policiais. 
“Chegou ao ponto de que mesmo andando armados, a bandidagem vem afrontando a corporação. Andamos em alerta no cinema, no shopping, na rua, no bar, não tem lugar que estejamos seguros. Há relatos de policiais que tiveram suas casas invadidas só para roubar as armas”, contou um policial da 1ª Delegacia (Barris).
Os policiais que tiveram as armas levadas (quatro casos nos últimos 50 dias) não estavam em serviço. Um agente da 9ª Delegacia (Boca do Rio/ Imbuí) disse que, em algumas situações, a arma de um policial é um troféu da bandidagem. “Significa que o cara que está com uma pistola .40 peitou ou matou um representante do Estado e assim acaba de uma certa forma tendo prestígio no grupo.”
O roubo de armas de policiais deve ser informado à Delegacia Territorial da área onde aconteceu o crime. Cada corporação da Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil, Militar, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros) tem autonomia para decidir como faz o controle interno dessas baixas. 
No caso de a arma roubada ser de propriedade do Estado, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil abrem investigações internas para apurar o que aconteceu com o armamento. No caso da PC, é instaurado ainda um Procedimento Administrativo Disciplinar na Corregedoria. As assessorias das Polícias Civil e Militar informaram que precisam de um prazo maior ao fechamento desta matéria para fazer o levantamento dos dados solicitados. 
Troféu
Policiais da 9ª Delegacia (Boca do Rio) relatam que o roubo de armas de policiais não é de agora. “Isso vem acontecendo há anos. As armas são roubadas para a prática de outros crimes, como assaltos e homicídios. Já tivemos casos que colegas nossos já foram baleados por bandidos que usavam a arma da própria polícia. Como é que esta arma chegou até eles?”, declarou o agente.

Ainda segundo o agente, o roubo da arma é uma das primeiras ações dos criminosos, quando um policial é baleado. “Quando um policial é baleado ou morto num assalto a coletivos ou quando é reconhecido em outra situação e também é baleado, a primeira coisa que os criminosos fazem antes de fugir é levar a arma”.