quinta-feira, 29 de junho de 2017

PF realiza operação contra organização criminosa em cinco cidades na BA

Na Bahia, ação acontece em Itabuna, Camamú, Ubaitaba, Maraú e Santo Antônio de Jesus - Foto: Divulgação | Polícia FederalA segunda fase da Operação Costa do Cacau da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta quinta-feira, 29, cumpre mandados de prisão e apreensão em cinco cidades baianas e uma no Paraná.
A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na Bahia e era responsável por crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Ao todo, são nove mandados de prisão preventiva, oito de busca e apreensão e cinco de sequestro de imóveis nos municípios de Itabuna, Camamú, Ubaitaba, Maraú e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, e em Campo Largo, no estado do Paraná.
Dentre o sequestro e apreensão, valores e bens que foram adquiridos com o comércio ilegal de entorpecentes, como uma fazenda de gado que era utilizada para lavar o dinheiro ilegal.
Estima-se que o patrimônio acumulado pela organização criminosa atinja quase R$ 2 milhões. A polícia não informou a localização da propriedade.
As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Ilhéus e pela Vara Criminal de Ipiaú, ambas na Bahia. Cerca de 60 policiais, entre federais e da Companhia Independente de Polícia Especializa (CIPE/Cacaueira), participam da operação.
Investigações
As investigações começaram em abril de 2016, quando foram apreendidos cerca de 50 kg de cocaína que eram transportados de Rondônia para a Bahia. Duas pessoas foram presas em flagrante no município baiano de Ubatã.