quarta-feira, 28 de junho de 2017

Helicóptero dispara contra Supremo na Venezuela; Maduro fala em "atentado terrorista"

Expressão O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, disse que um helicóptero disparou contra a Suprema Corte do país, em um incidente confuso que ele diz ser parte de uma conspiração para desestabilizar seu governo.
O incidente ocorreu enquanto Maduro falava ao vivo no canal estatal de TV a jornalistas reunidos no palácio presidencial. Ele disse que o helicóptero disparou contra os escritórios da corte e lançou granada que não explodiu. O presidente ainda afirmou que a defesa aérea foi ativada, frustrando o que ele chamou de "ataque terrorista".
O helicóptero, que sobrevoou algumas partes de Caracas, era pilotado por Óscar Pérez, investigador do CICPC e piloto de aeronaves. Estava pendurada no aparelho uma faixa escrito "350 Liberdade", que faz uma referência ao artigo 350 da Constituição venezuelana.
Este artigo permite que cidadãos se declarem em desobediência civil diante de "qualquer regime, legislação ou autoridade que contrarie os valores, os princípios e as garantias democráticas ou que menospreze os direitos humanos".