domingo, 9 de abril de 2017

Saiba quais são os cinco mitos nutricionais que você deve esquecer

 

 

Para seguir uma vida saudável sem 'paranoia', é importante saber que algumas 'verdades universais' não são tão verdadeiras assim

Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saiba quais são os cinco mitos nutricionais que você deve esquecer
Foto: reprodução

No universo da alimentação saudável tem algumas informações que parecem verdades absolutas, mas que não passam de mitos. Então, para seguir uma vida saudável sem 'paranoia', é importante saber, por exemplo, que cortar o glúten não necessariamente melhora a saúde.
A questão do glutén é que, por estar presente em muitos alimentos calóricos, eliminá-lo virou sinônimo de emagrecimento. No entanto, o mais indicado para emagrecer, segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, é tentar melhorar a qualidade e a quantidade dos alimentos que está ingerindo. A dieta sem glúten é indicada somante para pacientes que possuem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Outro mito é de que os alimentos diets são mais saudáveis. Esse tipo de alimento é indicado para dietas específicas, como de pacientes com diabetes. O problema é que, em alguns casos, é adicionado ao produto uma maior quantidade de gordura, o que confere mais calorias e gorduras saturadas ao alimento, deixando-o com menos qualidade do que o tradicional.
Quem nunca comeu muito em um dia, saiu da dieta, e quis compensar comendo menos no dia seguinte? Funciona? Segundo a nutricionista, não é um hábito saudável para a rotina alimentar. O ideal é tentar respeitar os sinais de fome, terminando as refeições antes de chegar ao momento de se sentir estufada.
Dietas 'zero carb' estão na moda e são outro tópico que pode ser considerado mito. O carboidrato é tido como o vilão da alimentação, mas ele tem sim sua importância para o funcionamento do organismo, como a energética, por exemplo, e devem ser consumidos na quantidade adequada, assim como os demais nutrientes.
Por fim, tem a dieta detox, que ganhou fama por ser uma forma fácil de limpar as toxinas do corpo. No entanto, é importante ressaltar que a longo prazo, a restrição calórica e de nutrientes pode causar perda da massa magra, deficiências nutricionais e enfraquecimento de tecidos como cabelos e unhas.
Redação iBahia