quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Merendeira de Salvador apresenta abará de aipim com carne moída a Temer

Do R7

Prato surgiu após um erro na cozinha da própria Dejanira Divulgação
Nesta quarta-feira (8), uma merendeira de Salvador vai apresentar  o abará de aipim com carne moída ao presidente Michel Temer e ao ministro da Educação, Mendonça Filho, na cerimônia de anúncio de recursos para a merenda escolar de todo o País. O encontro acontece no Palácio do Planalto.
Leia mais notícias no R7 BA
Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play
Dejanira de Souza é dona da receita que colocou Salvador como a cidade com melhor merenda escolar do Nordeste, representando a Escola Municipal Ilha de Maré.
Mãe de três filhos, a merendeira, com seus 17 anos de experiência, não escondeu a ansiedade de viver o momento em que vai encher de água a boca do presidente da República e do ministro da Educação.
— É uma honra. Estou contando as horas para chegar. Não vou errar porque amo cozinhar. A única merenda escolhida no Nordeste foi a minha, o meu abará.
E o quitute tem uma história interessante. O prato surgiu após um erro na cozinha da própria Dejanira: ela havia congelado uma massa de feijão para fazer o quitute, mas se enganou e acabou descongelando aipim na hora de preparar o prato. Resolveu fazer a receita assim mesmo, e deu certo. Testou com os alunos da Escola Municipal Ilha de Maré e resolveu usar a carne moída como recheio, já que o item é utilizado com frequência nas merendas produzidas na unidade.
— Fiz para os alunos e esperei a aprovação deles. Todos adoraram.
Além do  o abará de aipim com carne moída, a merendeira levará para Brasília outra iguaria do seu cardápio – doce de banana na palha.
Vitória de Salvador
A escolha do quitute de Dejanira foi fruto de concurso realizado pelo MEC (Ministério da Educação), envolvendo 1,4 mil receitas desenvolvidas por escolas de todo o País, em 2016. O MEC avaliou aparência, sabor e ingredientes utilizados nas receitas.
Além da capital baiana, foram escolhidos ainda pratos produzidos no Paraná, em Goiás, no Espírito Santo e no Pará. Os três colégios nordestinos pré-selecionados pelo MEC para a disputa foram de Salvador: a Escola Municipal Ilha de Maré, - que ficou entre as cinco primeiras do país - e as escolas municipais Batista de São Caetano (São Caetano) e Francisco Leite (Cajazeiras).