terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Em sua primeira entrevista coletiva na temporada, atacante enxerga o time entre os favoritos da Libertadores e evita rótulo de referência do time: ''Somos uma equipe'


A temporada está no começo, mas o saldo é positivo para Paolo Guerrero. Artilheiro do Flamengo com cinco gols até aqui - o último marcado no clássico de domingo -  o atacante tem aparecido mais à vontade do que nunca desde que chegou no Rubro-Negro. Em sua primeira entrevista coletiva do ano, o peruano destacou a evolução do time em relação a ano passado e concordou que a confiança cresceu junto com seu aproveitamento.
- Quando as coisas dão certo e estou fazendo gols, dá para descansar bem, ficar bem. Dá confiança e motivação não só para mim, mas meus companheiros também se sentem bem, jogam com mais confiança. A gente gosta de sair vitorioso de campo. Dá para treinar melhor, de outro jeito. Então acho que está dando certo - disse.
Guerrero treino do Flamengo no CT  (Foto: Gilvan de Souza)Guerrero em ação no treino do Flamengo nesta terça-feira (Foto: Gilvan de Souza)

Com o Flamengo 100% na temporada (quatro vitórias em quatro jogos) e na liderança do Grupo B da Taça Guanabara, Guerrero destaca que o bom momento ajuda na confiança pessoal e também do elenco. O atacante, inclusive, fez questão de dividir todos os resultados recentes com o grupo. O entrosamento atual foi tratado como decisivo.
- Desde quando eu cheguei, na metade de 2015, o time não estava indo bem. Depois da Copa América eu cheguei e o time conseguiu se remontar. Ano passado foi campeonato difícil para nós, pelas viagens que tive também. Jogar pela seleção e voltar. Fizemos um campeonato muito bom e poderíamos ter conseguido o título. Esse ano o time está mais entrosado, chegaram reforços que acabaram de complementar o time muito bem. Esse ano está dando certo porque a gente se conhece bem e tem padrão de jogo. Na pré-temporada conseguimos arrumar os erros do ano passado - disse o jogador.
 A gente gosta de sair vitorioso de campo. Acho que está dando certo
Paolo Guerrero
 A importância de Zé Ricardo
Sorridente e tranquilo durante os quase 15 minutos de entrevista, Guerrero fez questão de enaltecer importância do técnico Zé Ricardo em sua evolução. Ele lembrou uma conversa com o treinador, no ano passado e uma mudança de trabalho que favoreceu sua ascensão.

- Conversei com Zé Ricardo depois da Copa América, tivemos um papo bem legal. É um cara bem honesto e sincero. Falou tudo que tinha para dizer e me senti bastante confortável. Começamos a trabalhar de um jeito que ele se sente cômodo e eu também. Comecei a fazer um trabalho especial, não treinei nos primeiros dias da pré-temporada, estava com os tornozelos fracos.
Mais trechos da entrevista:
Guerrero coletiva de imprensa Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)Guerrero durante a coletiva de imprensa no Ninho (Foto: Gilvan de Souza)
O que facilita o trabalho
Entrosamento foi muito importante. Falo muito com Mancuello, Diego, Everton e agora com Berrío. Todos, Cirino, Adryan, conversamos muito. Sabem como gosto de jogar, que horas podem jogar a bola para eu segurar e fazer uma tabela ou enfiar a bola. A chegada do Trauco também foi importante, ele me procura toda hora. Estamos nos comunicando muito bem dentro de campo.

Trauco
Conheço da seleção. É um moleque tranquilo, disciplinado e tem qualidade técnica. Todos ficaram encantados com ele porque é tranquilo, fala pouco, está aprendendo o português. Mas a parte técnica é muito boa, faz bons cruzamento, não se complica e joga fácil. E chuta bem. Ele está se encaixando muito bem dentro do time e acho que vai dar muitas alegrias ao Flamengo.
Referência e liderança
Acho que todos temos que ser referência. Não acho que só um, dois ou três. Todos tem que se considerar referências dentro de uma equipe. Somos uma equipe.
Melhor início de temporada
Não sei. Já passei por isso, anotando gols. No Hamburgo também. Acho que em outros times já tive começo de temporada fazendo gols. Mas agora é uma fase boa. Não somente estou fazendo gols, mas o time está ganhando. Para mim e para meus companheiros é o mais importante.
Guerrero coletiva de imprensa no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)Guerrero tem cinco gols em cinco jogos na temporada (Foto: Gilvan de Souza)


Sobre poupar time para o jogo de quinta-feira
Não estamos sabendo de nada. A gente hoje tinha recuperação. Pode ser que esteja trabalhando outo time. Mas não falamos quem vai jogar na quinta-feira. Todos que jogamos domingo, começamos, tivemos recuperação. Amanhã será o dia que com certeza vai decidir.

Descansar?Depende. Às vezes é importante poupar os jogadores porque o Campeonato é duro, longo. Mas vai depender do Zé, da programação que vem. Dos dados que eles tem. Então vamos ver.

Goleador?
Procuro fazer minhas jogadas, estar na área. Como centroavante, tenho que estar aí. Às vezes quando está bem fechado, e o time adversário não dá espaço, eu procuro mais a bola. Para ter mais espaço, e assim causar confusão dentro do campo deles. É um conjunto da elaboração do time.

Experiência para Libertadores

Todo mundo é ciente de que a Libertadores é diferente. Mais para nós, porque todo mundo vai querer ganhar do Flamengo. Um dos favoritos um time grande desta Copa Libertadores. Estamos nos preparando bem. E o objetivo é sair campeão. Mas acho que todos são cientes de como se joga uma Libertadores.

Muitos gols de bola lançada na área


Acho que tem pessoas com estatura boa, que chegam forte na bola. Nossa bola parada é muito difícil. Tem homens grandes. O trabalho do Zé acho que está dando certo. Nas bolas defensivas também.