terça-feira, 29 de novembro de 2016

Marcelo Nilo oficializa candidatura à presidência da Assembleia


 
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PSL), oficializou nesta terça-feira (29) aquilo que todos já esperavam: será candidato à sexta reeleição consecutiva à cadeira central do Palácio Luís Eduardo Magalhães.
As articulações do PP e PSD que lançaram as candidaturas dos deputados Luiz Augusto e Ângelo Coronel, respectivamente, fizeram com que Nilo reunisse seus aliados mais próximos para dar início à corrida eleitoral que termina em fevereiro.
O presidente rema contra a corrente neste momento. Otto Alencar, presidente do PSD, João Leão, mandatário do PP, e Jaques Wagner, liderança do PT, já manifestaram-se no sentido de que seria “bom” oxigenar a Casa após 10 anos de Nilo.
Por outro lado, nos corredores da Assembleia circula a informação de que os candidatos apresentados pelas duas agremiações têm um pacto que consiste em um apoiar o outro após avaliação de cenário a ser feita em janeiro de 2017.
Nos bastidores do Legislativo o “burburinho” é de que tanto Luiz Augusto quanto Ângelo Coronel não são efetivamente candidatos. Em verdade, a suspeita é que uma terceira via seja “tirada da cartola” para representar a alternativa a Marcelo Nilo.
O atual presidente declarou recentemente que acredita ser importante manter-se no cargo para poder disputar uma vaga na chapa majoritária governista de 2018. O problema é que PSD e PP também pleiteiam o espaço.
Neste contexto, o governador Rui Costa tende a não se envolver diretamente na peleja. Em diversas ocasiões o chefe de Executivo estadual afirmou não ver problemas na reeleição de Nilo, entretanto, tendo como postulantes quadros de importantes partidos aliados um apoio efetivo tende a ser inviabilizado.
Oposição — A bancada de oposição na AL-BA não se manifestou ainda. Espera a consolidação das candidaturas para, em conjunto com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), definir o rumo.
Rumores dão conta de que Neto pode incentivar o apoio ao PSD já que há interesse no fortalecimento de Otto Alencar e em construir pontes também com vistas na eleição de 2018.