quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A caxumba raramente causa complicações mais graves, mas há particularidades


O município de Vitória registrou um aumento de 153% nos casos de caxumba em apenas dois meses, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em agosto foram 41 pessoas infectadas, passando para 104 no mês de outubro. Só na última semana foram 41 notificações.
De acordo com a secretaria, dez surtos foram registrados de julho até agora. Nesses casos, as pessoas são infectadas em um mesmo ambiente. O administrador Alessandro Almeida, de 36 anos, teve caxumba recentemente. Ele disse que ficou sete dias longe do trabalho. “Senti muita dor de cabeça e febre. E nos dias seguintes quando você vai comer alimentos sólidos dói bastante. Então, a gente passa a comer apenas coisas líquidas, como sopas”, explicou.
A transmissão do vírus que causa a doença acontece por meio da saliva. O infectologista Tálib Moussalen explica que os sintomas são febre, dor de cabeça e no corpo, e o conhecido inchaço no pescoço. Em alguns casos, no entanto, a situação pode se agravar. “A caxumba pode provocar: nos homens, inflamação nos testículos e uma pequena parcela infertilidade; inflamação no pâncreas; nas mulheres, inflamação das mamas e ovários. Felizmente a pior complicação é mais rara, que é a inflamação do cérebro”, explicou.