domingo, 17 de abril de 2016

Oposição diz ter mais de 370 votos e teme manobra do governo para evitar votação

 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
Brasília - Logo depois de uma entrevista coletiva em que deputados governistas disseram ter votos para barrar o impeachment na votação deste domingo, líderes da oposição ocuparam o mesmo espaço no Salão Verde da Câmara e anunciaram que pelo menos 370 votos estão garantidos a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff (são necessários pelo menos 342) e pediram calma nas ruas.
"Temos certeza de que os votos estão absolutamente consolidados, o governo faz cortina de fumaça para desviar a atenção. Os votos aumentam a cada hora e já são mais de 370 a favor do impeachment", afirmou o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM).
O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), apostou em 377 votos contra o governo e disse temer confusão nas ruas. "O PT sabe que perdeu, por isso temos que pedir tranquilidade aos manifestantes a favor do impeachment, sem provocação. Eles terão no máximo 133 votos", afirmou o deputado. "Agora é tchau querida", ironizou o parlamentar.
A provocação é referência à maneira como o ex-presidente Lula se despediu de Dilma, em telefonema gravado durante a Operação Lava Jato, e virou palavra de ordem nos cartazes pró impeachment.
O deputado do PMDB Carlos Marun (MS) mostrou preocupação com uma possível manobra dos aliados da presidente Dilma para evitar a votação nesta tarde. "O jogo está jogado. Nós sabemos que ganhamos e eles sabem que perderam. Queremos serenidade agora. Tenho certo receio que pessoas tentem prejudicar o andamento deste dia histórico no Congresso. Minha preocupação é que o governo tente manobrar no Congresso para adiar a votação", afirmou Marun.