terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Satélite: secretária considerada 'arquivo-vivo' é presa e causa pânico entre políticos do PT

Jairo Costa Júnior
Atualizado em 23/02/2016 07:22:06
  
Muito mais que o cerco da Lava Jato ao marqueteiro João Santana, foi a prisão de uma mulher em Salvador o motivo maior de pânico entre políticos do PT baiano. Desconhecida na cúpula do partido, a secretária executiva Maria Lúcia Guimarães Tavares é considerada um dos principais arquivos-vivos sobre distribuição de dinheiro de empreiteiras para campanhas de 2008 a 2012. Relação que inclui disputas encabeçadas por petistas no estado. Ontem pela manhã, ela foi detida sem alarde pela Polícia Federal em seu apartamento, na Rua das Acácias, Pituba, e rapidamente levada para o Paraná, sede da operação, onde era aguarda com ansiedade pelos investigadores. Delegados federais e procuradores da República dizem ter provas de que cabia a ela organizar, para operadores e intermediários de propinas, todas as transações em planilha, cujas somas e destinatários estão ocultados por códigos. Ainda, espera a força-tarefa da Lava Jato. No alto escalão do Palácio de Ondina, a prisão da personagem avermelhou o sinal de alerta.
Procura-se um ex-prefeito
Em local incerto e não sabido, o ex-prefeito de Salvador João Henrique (PR)  é procurado pelo Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para assinar um “AR”, sigla para “Aviso de Recebimento”. Em síntese, trata-se de uma notificação para que ele conteste - se possível - mais uma denúncia envolvendo liberalidades no manuseio de dinheiro público, caso sob apuração do TCM. É bronca, e daquelas, garante fontes da Corte. O problema é que, até agora, ninguém consegue descobrir onde o ex-prefeito está abrigado atualmente. Os Correios não o encontram nos endereços conhecidos.
Aposta nova no páreo
Empresário com bom trânsito entre comerciantes e trabalhadores do setor em Itabuna, Carlos Lee (PSB) lançou sua pré-candidatura a prefeito com estampa de azarão, mas começa a preocupar concorrentes no páreo. Em evento recente, juntou os pesos-pesados do partido - a senadora Lídice da Mata  e o deputado federal Bebeto Galvão -  e lotou um auditório com 400 pessoas para anunciar sua entrada na corrida . O barulho da festa socialista surpreendeu três potenciais adversários na disputa: o ex-prefeito Geraldo Simões (PT) e os deputados Davidson Magalhães (PCdoB) e Augusto Castro (PSDB).