sábado, 13 de fevereiro de 2016

O presidente do Paquistão, Mamnoon Hussain, pediu aos jovens para que não celebrem o Dia dos Namorados

O presidente do Paquistão, Mamnoon Hussain, pediu aos jovens para que não celebrem o Dia dos Namorados - uma festa de origem católica que incomoda os conservadores desse país de maioria muçulmana.
"O Dia dos Namorados não tem nenhuma relação com nossa cultura e deve ser evitado", declarou o presidente durante uma homenagem ao herói da independência na sexta-feira.
O líder pediu aos jovens que se concentrem nos estudos, ao invés de celebrar esta data.
Também em Peshawar, capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, a assembleia local votou, por unanimidade, uma resolução proibindo a festa.
"Uma parte específica de nossa sociedade quer impor os valores e a cultura ocidentais a nossos jovens com o Dia dos Namorados", afirma a resolução, apresentada por um membro do partido islamita Jamaat-e-Islami.
"Não há lugar em nossa cultura e nossa civilização para um dia tão inútil e obsceno, cujo objetivo é difundir a vulgaridade e a indecência entre nossa juventude", acrescenta o texto.
A polícia do distrito ultraconservador de Kohat, na mesma província, também recebeu a ordem de impedir qualquer celebração relacionada à data.
Mas, apesar da proibição, vários estabelecimentos comerciais de Peshawar vendiam, livremente, chocolates, flores e objetos relacionados a este dia, conforme constatou um jornalista da AFP