domingo, 17 de janeiro de 2016

Ex-padre celebra união homoafetiva em Trancoso

  • Roberto Francisco, o Padre Beto, já celebrou três casamentos homoafetivos no país - Foto: Arquivo pessoal
    Roberto Francisco, o Padre Beto, já celebrou três casamentos homoafetivos no país
Uma cerimônia religiosa para marcar a união homoafetiva de um casal de médicos está marcada para o próximo dia 23 de janeiro, no espaço San Marco, Casa da Condessa Georgina Brandolini, em Trancoso, distrito de Porto Seguro (distante a 722 km de Salvador, na Costa do Descobrimento).
A celebração terá à frente Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como Padre Beto, excomungado em 2013 pela Igreja Católica da Diocese de Bauru (SP). Este será o primeiro casamento homoafetivo que ele fará na Bahia, o quarto no Brasil. 
Os noivos - Alberto Cordeiro, natural de Feira de Santana, mas que mora há 14 anos em São Paulo, e o paulista Augusto Romão - têm um relacionamento estável há dois anos. "Nós queríamos oficializar nossa união com uma celebração religiosa, pois somos católicos", disse Alberto Cordeiro.
Médicos Alberto e Augusto estão juntos há dois anos (Foto: Arquivo pessoal)
Procura
O médico Alberto Cordeiro explicou ao A TARDE que ele e Augusto chegaram a procurar alguns padres para a celebração do casamento religioso. "Acontece que eles não aceitaram nos casar religiosamente porque a Igreja Católica não reconhece a relação homoafetiva", lembrou Cordeiro.
Por meio de uma pesquisa feita em redes sociais na internet, eles chegaram até Padre Beto. "Soubemos da história dele e o procuramos no interior de São Paulo, em Bauru. Falamos a respeito da nossa dificuldade e ele aceitou fazer nosso casamento", disse Cordeiro, sem conseguir esconder a grande expectativa pela chegada do dia em que estará se casando.
Balneário
A escolha pelo balneário de Trancoso, justificou o médico baiano, é porque "além de ser um lugar muito especial, fica no meio do caminho entre Feira de Santana e São Paulo, proporcionando o deslocamento em distâncias semelhantes dos nossos convidados".
Para Alberto Cordeiro, a celebração é "a concretização de um sonho" e, ao mesmo tempo, uma quebra de paradigmas. "Nós dois nunca tivemos problemas em assumir nosso jeito de ser felizes. Com isso,  as pessoas que tinham preconceito vão percebendo que não há nada de errado. Que desempenhamos nosso papel na sociedade, sem prejudicar a ninguém", justificou Cordeiro.
Nova igreja
Trabalhando como professor na cidade de Bauru, Padre Beto criou, no início de 2015, a igreja Humanidade Livre com outros dois padres excomungados, "sem cobrança de dízimo e com a proposta de difundir uma religião sem preconceitos".
O religioso explicou que a nova igreja tem registro oficial e foi criada por idealismo, "em defesa de uma humanidade mais saudável e do relacionamento humano baseado no amor e no respeito ao próximo, que sempre foram os princípios ensinados por Jesus Cristo", disse o religioso.
Padre Beto também se dedica à escrita, promovendo a difusão de ideais próprios. No final de 2015, ele lançou a obra mais recente. Intitulada Coragem para Pensar Diferente, a publicação da Editora Alto Astral aborda assuntos como felicidade, sexualidade, consumismo e intimidade