sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

deputado federal Jorge Solla a operação Sangue Negro


O deputado federal Jorge Solla (PT), que participou dos trabalhos da encerrada CPI da Petrobras, defende agoram que as investigações de uma operação denominada "Sangue Negro", feita nos 90, e que prenderam ex-dirigentes da Petrobrás e da SBM OffShore por corrupção na Petrobrás, cheguem à classe política da época. Segundo ele, há indícios de corrupção na estatal durante o governo Fernando Henrique Cardoso e apontam para um esquema que envolvia agentes políticos.
 
“Isso é a ponta do iceberg. Agora que se abriu o baú da corrupção na era FHC, que sejam honestos com a população e vão até o fim, descobrindo também quem dava sustentação política a estes dirigentes naquela época e quem da classe política se beneficiou do esquema”, defende o petista.
 
O deputado, que durante a CPI da Petrobrás apresentou dezenas de requerimentos para investigar os indícios de corrupção na Petrobrás no governo tucano, ressaltou o caminho que a PF deve seguir para desvendar os demais atores do esquema. “As contas na Suíça e as movimentações darão um bom subsídio às investigações”, disse.
 
Solla ainda criticou a Polícia Federal por não focar também nos crimes praticados antes de 2002. “Sofremos todo o ano porque durante um tempo a população acreditou na falsa versão de que a corrupção na Petrobrás era coisa inventada pelo PT. A verdade contada pela metade é criminosa, porque interferiu diretamente no processo político que vivemos hoje”, desabafou.
 
“Fui remitente e às vezes chato em cobrar que se investigasse tudo isso na CPI da Petrobrás, mas a blindagem de Cunha aliado ao PSDB e DEM nunca permitiu que fossem aprovados meus requerimentos. Agora a verdade começa a aparecer, eles perderam”, conclui.