terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Delcídio contrata criminalista e decide fazer acordo de delação premiada


Preso há quase duas semanas na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, o senador Delcídio do Amaral abriu uma nova frente de defesa na Operação Lava Jato e contratou  um especialista em delações premiadas: Antônio Figueiredo Basto. O criminalista passa a defender o parlamentar ao lado do advogado Mauricio Leite.
Antônio Figueiredo Basto ficou nacionalmente conhecido após fechar delações relevantes para as investigações na Operação Lava Jato, entre elas a do doleiro Alberto Youssef e a do dono da UTC, Ricardo Pessoa. O advogado esteve com Delcídio, em Brasília, nesta terça-feira (8) e tiveram a primeira conversa na sala onde o senador está preso.
Através de uma nota à imprensa, o escritório do advogado Mauricio Leite, confirmou a contratação de Basto. "A defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) informa que o advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto foi contratado", diz o texto. A nota explica que a condução do pedido de revogação de prisão do parlamentar no Supremo Tribunal Federal permanece sob a responsabilidade de Leite.
Delcídio cumpre prisão preventiva, sem prazo para acabar, e ontem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República. Advogados da Lava Jato entendem que a negociação com a nova defesa sinaliza que o parlamentar está disposto a fechar delação premiada, ou seja, deve contar o que sabe em troca de redução de pena