quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PL de Arimateia sobre autismo aguarda aprovação na ALBA

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia almeja garantir, pela rede pública de Saúde do Estado, que crianças portadoras de autismo possam se desenvolver de maneira plena, com saúde e qualidade de vida. A iniciativa é do deputado estadual José de Arimateia (PRB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, e visa, além do tratamento, oferecer exames e avaliação para diagnóstico precoce da doença em crianças de zero a três anos, assim como apoio psicológico e social às famílias desses pacientes.
Procurado constantemente por familiares de pessoas com autismo, Arimateia já realizou, no ano de 2013, uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a finalidade de discutir sobre a situação do autismo na Bahia e a carência de políticas públicas na área. O parlamentar levou também ao conhecimento do Secretário Estadual de Saúde à época, Jorge Solla, questionamentos sobre a assistência prestada a portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como o autismo.
Arimateia afirma que o diagnóstico precoce do autismo ainda é um dos desafios para a saúde pública da Bahia, por isso são necessários profissionais capacitados para fazer o atendimento. Além disso, “muitas pessoas ainda desconhecem a síndrome e interpretam o comportamento das crianças de forma equivocada. Precisamos levantar a bandeira para o conhecimento e conscientização de todos, além de uma melhor qualidade de vida para os portadores", declarou sobre a doença, que atinge 70 mil indivíduos na Bahia, e mais de sete mil em Salvador.
O Projeto de Lei nº 20.347/2013, que decreta os cuidados precoces e acompanhamento de crianças autistas pela rede estadual de saúde, assim como de familiares tramita na Assembleia Legislativa da Bahia desde 2013, período em que foi arquivado e retornou à apreciação. “Conto com a sensibilidade desta Casa Legislativa e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para colocarmos em prática o tratamento merecido por milhares de baianos que sofrem com o autismo”, finalizou o deputado.