quarta-feira, 3 de junho de 2015

STF mantém prisão de ex-prefeito acusado de explorar sexualmente crianças



 



 


Agência Brasil
Atualizado em 02/06/2015 18:59:38
  
A

STF mantém prisão de ex-prefeito acusado de explorar sexualmente crianças
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Por unanimidade, os ministros entenderam que a Justiça do Amazonas justificou corretamente a manutenção da prisão. A defesa de Pinheiro alegou ilegalidade da prisão e a incompetência do juiz que decretou a medida.
Adail Pinheiro é réu em pelo menos 70 processos que tramitam na Justiça do Amazonas. Os processos estão parados à espera de julgamento. Em 2006, a Polícia Federal passou a investigá-lo devido a indícios de desvio de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As denúncias de pedofilia começaram a aparecer nessas investigações, em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. A apuração do caso resultou na chamada Operação Vorax, cujo relatório foi divulgado em 2008. Menos de um ano depois o ex-prefeito foi preso.
Em agosto de 2013, Pinheiro prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados.
A defesa do ex-prefeito considera mentirosas as denúncias de que ele comandava uma rede de exploração sexual de crianças e de que abusou sexualmente de meninas em C