terça-feira, 23 de junho de 2015

Senadores do PT ignoram Dilma em nota de solidariedade a Lula

PUBLICIDADE
Sem mencionar a presidente Dilma Rousseff, a bancada de senadores do PT divulgou nesta terça-feira (22) nota em solidariedade ao ex-presidente Lula, que nos últimos dias disparou críticas à presidente e ao PT.
Os senadores afirmam, na nota, que Lula é vítima de uma "sórdida campanha" que tem como objetivo "deslegitimar" a sua liderança, baseada no "ódio espesso dos ressentidos" –sem citar quais seriam os seus adversários.
A bancada também diz que alguns têm "medo" de serem derrotados pelo ex-presidente nas eleições de 2018, por isso tomam atitudes "pouco republicanas e francamente antidemocráticas".
A nota não faz menção às críticas do ex-presidente ao PT e à Dilma, tampouco cita o nome da presidente ou faz qualquer elogio ao governo. Os senadores concentram o texto em sucessivas frases de apoio a Lula, a quem comparam a Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart –ex-presidentes que, segundo os petistas, foram vítimas de ataques políticos.
"Tentam transformar suas virtudes em vícios e suas ações pelo Brasil em crimes. Insinuam de forma leviana, acusam sem provas, distorcem, mentem e insultam. No vale-tudo contra Lula, vale até mesmo usar o recurso torpe de expor seu defeito físico, o que revela incurável defeito de caráter. Falta, sobretudo, respeito ao presidente mais bem avaliado da história do Brasil", diz o texto publicado no site da bancada do PT no Senado.
Os senadores também não citam a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, mas afirmam que os adversários do ex-presidente usam "cínica e seletivamente" a luta contra a corrupção para "tentar destruir um projeto nacional e popular que elevou o Brasil e seu povo".
"A bancada do PT no Senado manifesta sua total e irrestrita solidariedade ao grande presidente Lula, vítima de campanha pequena e sórdida de desconstrução de uma imagem que representa o que o Brasil tem de melhor: sua gente", diz a nota.
Segundo os petistas, o ex-presidente está acima da "mesquinhez eleitoreira" e não será "apequenado" por movimentos que se motivam pelo "ódio". "Lula é tão grande quanto o Brasil que ele ajudou tanto a construir. Lula carrega em si a solidariedade, a generosidade e a beleza do povo brasileiro. Para esse povo e por esse povo, Lula fez, faz e fará história", afirmam os senadores do PT.
CRÍTICAS
A nota foi divulgada um dia depois de Lula pregar uma "revolução" no PT e afirmar que a sigla tem os vícios de todo partido que cresce e chega ao poder. Lula disse ainda que os correligionários "só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito", em referência a cargos no governo federal e disputas eleitorais.
Na semana passada, o ex-presidente disse em evento com religiosos que a presidente Dilma está no "volume morto" e que o PT está "abaixo dele".
Aliados do petista atribuem as críticas e reclamações dirigidas a Dilma como uma reação à tentativa do governo de se descolar das acusações de corrupção que resvalam no ex-presidente na Operação Lava Jato. As críticas de Lula seriam uma resposta do ex-presidente à estratégia do Palácio do Planalto de se descolar das denúncias de corrupção, enfocando as irregularidades na sua gestão.
A nota dos senadores do PT seria, desta forma, uma maneira de reforçar a tese do ex-presidente, demonstrando que a bancada apoia as críticas de Lula –já que em nenhum momento menciona, ou faz a defesa, da presidente Dilma.
O texto foi elaborado por alguns senadores do PT, com o aval do líder da bancada, Humberto Costa (PE), que está fora de Brasília. Além da defesa ao ex-presidente, os senadores fazem um rápido histórico da vida do ex-presidente, que seria um "sobrevivente" por ter vindo do sertão nordestino sem morrer antes dos cinco anos.

"É aquele miserável retirante que veio para São Paulo buscar, contra todas as probabilidade, emprego e melhores condições de vida, e conseguiu." 

2
1
0