o
  • North Carolina Department of Public Safety/Franklin County Regional Jail/AP
    Montagem mostra, à esquerda, foto sem data de Clarence David Moore e, à direita, Moore no dia em que se entregou à polícia
    Montagem mostra, à esquerda, foto sem data de Clarence David Moore e, à direita, Moore no dia em que se entregou à polícia
Um fugitivo americano do Kentucky se entregou a autoridades americanas após passar quase quatro décadas escondido da polícia. O objetivo dele é receber tratamento médico.

Clarence Moore, de 66 anos, foi preso por roubar cerca de US$ 200 na Carolina do Norte em 1967. Ele foi condenado a sete anos de prisão.

Ele tentou a fuga por diversas vezes antes de conseguir desaparecer em 1976 - quando começou sua vida na clandestinidade.

Moore chamou a polícia nesta semana para se render. Ele vinha enfrentando dificuldades para receber tratamento médico sem um documento legítimo ou número de seguro social.

Segundo a polícia, ele chorou na hora de se entregar.

"Assim que nos viu ele começou a chorar", disse o xerife Pat Melton, do condado de Franklin.

"Ele disse: 'Eu só quero terminar logo com isso'", afirmou o policial.

Moore viveu no Kentucky desde pelo menos 2009 e seu estado de saúde precário é atribuído a um derrame que lhe causou um problema na fala.

Uma mulher que vivia com Moore não sabia de seu passado. "Ela foi surpreendida quando tudo isso aconteceu", disse o xerife.

Moore foi levado de sua casa pela polícia em uma ambulância na última segunda-feira. Ele foi avaliado em um hospital local e depois levado para uma prisão.

Ao chegar à penitenciária, ele teria agradecido ao xerife por sua bondade