segunda-feira, 9 de março de 2015

Santo Estevão: Prefeito afirma polêmicas inúteis após sua entrevista

Após entrevista concedida ao Programa Paraguassu Notícias, da Rádio Paraguassu FM, o prefeito Orlando Santiago (PSD), gerou muita polêmica na cidade e em regiões vizinhas ao afirmar que contratar sua filha para o cargo de secretária de saúde não seria nepotismo e que a referida colocação dela no cargo provocou o aumento da renda familiar.
Foto: Clécia Azevêdo
Ao procurar Santiago para que esclarecesse tudo que afirmou durante programa ao vivo, ele enfatizou que repetiria tudo novamente. O prefeito salientou que a maioria das perguntas feitas durante o programa foram tendenciosas, segundo ele, partindo dos ouvintes. No que se refere ao nepotismo, ele assegurou que a própria Lei o ampara, pois existe uma súmula que permite a contratação de pessoas da família para assumirem determinadas funções dentro de um governo.
Quanto a questão da contratação de Caroline Santiago para assumir a Secretaria de Saúde, ele destacou que as pessoas tem o costume de ouvir uma informação e utilizar como se fosse a lápide da palavra. “Não é bem isso, a questão principal da nomeação não foi para fabricar renda, mas evidentemente que ao exercer a função ela constitui renda familiar”, disse.
Conforme Santiago, ninguém queria assumir a Saúde do município, e como conta o gestor, sua filha foi obrigada assumir a função. “Disse para ela que era um desafio e pedir para que exercitasse o que estava lhe sendo proposto. Neste mesmo momento eu disse que não roubo, seria melhor um prefeito desonesto e não pedir que ela aceitasse o desafio do trabalho, o desafio de servir a sua terra, e que a deixasse na mordomia, bancada pelo conforto que um prefeito desonesto pode criar e fazer”, questionou.
Para Santiago, sua filha está responsável pela SESAU e assume um desafio. “Digo ainda mais, estou procurando até um substituto, pois ela não se curva a deixar, mas esse substituto não aparece. Desafio para que venha governar a Saúde, para passar o que alguém passa, pelo que a Educação também passa”, lançou desafio.
O que tenho sempre observado são críticas desonestas, descabidas e sem pudor; que fazem tudo isso sem olhar o rabo.  “Existem pessoas que só criticam, que é preciso ter paciência, é bom que se olhe a vida dessas pessoas. Às vezes observo no facebook críticas de pessoas que tanto precisaram de mim, que tanto dependeram de mim e hoje soltam os cachorros nas minhas pernas, quando olho a vida dessa pessoa, tem uma vida pregressa e é a pior possível”, relata.  
Conforme o prefeito, o que lhe espanta é o fato de vários outros prefeitos terem colocado parentes no governo e ninguém falar nada. “O problema é apenas comigo?”, indaga.
 “Antenor que colocou a esposa, Ismael colocou sua filha, entre outros que fizeram isso”, frisou, ressaltando, “Admito que Graça Fonsêca fez uma boa gestão na SESAU, se ela quisesse ofertaria a Secretaria para ela”, declarou.
De acordo com Orlando, muitos desses críticos procuram desaguar suas frustrações em sua gestão, que segundo ele, até o momento só fez servir ao município.

Ele espera que ao invés de críticas, os que se dispõem a sempre estarem criticando o desafiassem para um debate. “O que lamento é não encontrar desafio de debate, eu me proponho a debater civilizadamente com as pessoas, não agredido, mas fazendo as perguntas que possam parecer em princípio intransigentes ou ofensivas, mas que eu terei paciência , como tenho tido até agora para responder sonoramente, de forma que eu tenha o direito de convencer as pessoas que não tenho tempo para ficar em facebook permanentemente e muito menos postando resposta para gerar uma discussão a distância,  onde muitos aproveitam para criticar”, pontuou
“Não posso está animando esse tipo de comportamento, porque isso não é bom para sociedade, a população não sabe que eu recebo muitas denúncias do Zé Carlos, denúncias do Walter, denúncias do ex-gestor; então não quero ficar fazendo comentários a mais porque não se dá para desaguar em uma entrevista todo acervo de impropérios, de insultos que a gente recebe calado”, contou.
Para Orlando, uma coisa são os opositores, outra coisa é ele. “Sou o governante, o primeiro mandatário do município, não posso animar esse tipo de coisa porque ínsita e piora a violência de que tanto falam, mas eles são violentos”,finalizou.