domingo, 25 de janeiro de 2015

Ratos fazem a festa em posto de saúde


 

 

yuri silva
redacao@jornalmassa.com.br
O forte odor de chorume e a proliferação de ratos na praça do Alto das Pombas, provocados pelo vazamento em um compressor de lixo instalado no bairro, vêm incomodando e causando transtornos aos moradores.
Por causa de uma possível infestação de roedores, a Unidade de Saúde da Família da comunidade completou, ontem, cinco dias sem funcionar plenamente.
Apenas a distribuição de medicamentos, a medição de pressão arterial, a marcação de consultas médicas e os trabalhos externos estão sendo realizados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o atendimento na unidade volta ao normal hoje.
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão uma vistoria no local, para verificar se há infestação de ratos. Caso a  hipótese seja confirmada, o prédio da unidade passará por um processo de dedetização.
De acordo com o morador Wilson Almeida, 59 anos, além de ratos, baratas e moscas se tornaram constantes no bairro após a instalação, há um mês, da caixa de compressão com vazamento.

Yuri Silva
redacao@jornalmassa.com.br

O forte odor de chorume e a proliferação de ratos na praça do Alto das Pombas, provocados pelo vazamento em um compressor de lixo instalado no bairro, vêm incomodando e causando transtornos aos moradores. Por causa de uma possível infestação de roedores, a Unidade de Saúde da Família da comunidade completou, ontem, cinco dias sem funcionar plenamente.
Apenas a distribuição de medicamentos, a medição de pressão arterial, a marcação de consultas médicas e os trabalhos externos estão sendo realizados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o atendimento na unidade volta ao normal hoje. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão uma vistoria no local, para verificar se há infestação de ratos. Caso a  hipótese seja confirmada, o prédio da unidade passará por um processo de dedetização.
De acordo com o morador Wilson Almeida, 59 anos, além de ratos, baratas e moscas se tornaram constantes no bairro após a instalação, há um mês, da caixa de compressão com vazamento.
Projeto dá esperança

Solução alternativa ao problema, um projeto de educação em descarte de lixo, reciclagem e meio-ambiente – elaborado por alunos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) junto à Associação de Moradores do Alto das Pombas – poderá ser apresentado nos próximos dias à prefeitura. Segundo o presidente da entidade, Derval Pereira, levar a ideia até a gestão municipal só depende da aprovação dos moradores. “É um projeto sobretudo sobre educação ambiental”, diz.
Cheiro incomoda a todos

A reportagem tentou entrar em contato com a presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Kátia Alves, mas não conseguiu até o fechamento. Devido ao problema, até missas na Paróquia Divino Espírito Santo,  na praça do Alto das Pombas, foram canceladas. Segundo o ministro da igreja, Joselito Souza, o cheiro incomoda os fiéis, o que impede a realização dos cultos. “O cheiro chega até na sacristia”, diz.
Mesmo com limpeza, fedor insiste em não sair do local

No meio da tarde de ontem, funcionários da Limpurb realizaram uma lavagem das ruas do bairro com um caminhão-pipa e detergente. Mesmo assim, o fedor de chorume persistiu. Na ocasião, técnicos da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS também visitaram a unidade de saúde local. Segundo um deles, identificado à reportagem como Anselmo Campos, a Limpurb garantiu que trocaria a caixa de compressão quebrada por uma nova hoje e taparia o buraco aberto pelo chorume debaixo do equipamento de coleta. “O vazamento está sendo causado por causa de um problema na borracha de vedação da caixa”, explicou Campos.

 l Ag. A TARDE



publicidade