sábado, 8 de novembro de 2014

Pelo menos 9 pessoas morrem em queda de ônibus de ponte na Bahia


 
 
Mário Bittencourt
Em Vitória da Conquista (BA)


Ao menos nove pessoas morreram após um ônibus despencar de uma ponte de cerca de 20 metros de altura sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, próximo à cidade de Itapebi, no sul da Bahia.
O acidente ocorreu por volta das 19h30 desta sexta-feira (7) e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, outras 15 pessoas foram levadas para hospitais da região, algumas delas em estado grave.
A polícia acredita que haja pessoas desaparecidas, pois a empresa Rota, dona do ônibus, informou que em Ilhéus, ponto de partida do veículo, embarcaram 36 passageiros. O destino final era Porto Seguro.
O policial rodoviário federal Welbert Guimarães informou que equipes de socorro estão no local e encontraram dificuldades para fazer o resgate dos passageiros, pois a correnteza do rio estava muito forte. Na manhã deste sábado (8), a polícia estudava uma forma de remover o veículo do local. 
Perto da ponte há uma represa de uma hidrelétrica que estava com as comportas abertas; o ônibus chegou a ser arrastado por dez metros. Cerca de uma hora após o acidente, as comportas da represa foram fechadas.
O acidente aconteceu quando o motorista de uma Kombi tentou fazer uma ultrapassagem irregular, em cima da ponte, e colidiu com a lateral do ônibus, ainda segundo o policial. 
"Possivelmente, o ônibus desequilibrou com a colisão e caiu, já que a ponte é muito estreita", disse. O motorista da Kombi foi localizado e está preso, segundo a polícia.