terça-feira, 19 de agosto de 2014

Estado abre 4.535 vagas em cursos gratuitos de formação técnica

[

 

Cursos estão sendo oferecidos na capital e em 34 cidades do interior
Priscila Natividade (priscila.oliveira@redebahia.com.br)
Jovens e adultos maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio podem se inscrever, a partir de sexta-feira (22), para uma das 4.535 novas vagas para cursos de educação profissional oferecidas pelo governo do estado, por meio do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).
Segundo a  diretora de Desenvolvimento Pedagógico de Educação Profissional da Secretaria da Educação da Bahia, Cristina Kavalkievicz,  o principal objetivo dos cursos é proporcionar, ao mesmo tempo, a conclusão do nível médio com um direcionamento do estudante para uma carreira técnica. “Ou seja, ele chegará ao mundo do trabalho mais preparado para enfrentá-lo”.
Oportunidade
Estudantes e trabalhadores que já concluíram o ensino fundamental podem se inscrever no curso de sua preferência sem passar por qualquer processo seletivo, até que o número de vagas esteja completo. “Esses jovens adultos sairão formados em 12 eixos tecnológicos, fazendo com que terminem seu curso, não apenas com a elevação da escolaridade, mas, principalmente, com uma formação profissional junto com esta educação básica”, garante a diretora.
Os cursos têm duração de dois anos e meio, com turmas nos turnos vespertino e noturno. As vagas são para 28 cursos técnicos de nível médio, a exemplo de Administração, Agroecologia, Análises Clínicas, Arte Dramática, Comércio, Enfermagem, Logística, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Manutenção Suporte e Informática, entre outros. A oferta contempla Salvador e mais 34 municípios do interior, como Alagoinhas, Camaçari, Arataca, Bom Jesus da Lapa, Capim Grosso, Catu, Miguel Calmon, Santo Amaro, Senhor do Bonfim e Uauá.
Em Salvador, a experiência mostra que os cursos mais concorridos são os técnicos em Enfermagem, Logística, Administração, Segurança do Trabalho e Informática. No interior, Agroecologia, Meio Ambiente, Análises Clínicas e Arte Dramática são os que possuem maior procura entre os inscritos.  
Os cursos duram, em média, dois anos e meio e englobam desde a educação básica até a formação técnica
(Foto: Claudionor Junior/Ascom Educação)
Segundo dados da Secretaria de Educação, o Proeja já formou, desde 2007, mais de 30 mil alunos. As aulas acontecem  nos 68 centros de educação profissional espalhados pelo estado, sendo nove deles só na capital.
De acordo com o último Censo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a que mais oferta vagas no país nesta modalidade de ensino. Atualmente, 70 mil estudantes estão matriculados no programa de educação profissional destinado a jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos antes.
Inscrições
Os interessados nos cursos ofertados devem se dirigir aos centros e unidades escolares apresentando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e atestado de escolaridade. Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos.
O Proeja nasceu em 2005, após os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2003 diagnosticar que 68 milhões de jovens e adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental e apenas seis milhões (8,8%) estavam matriculados em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  “Por isto é uma modalidade de ensino destinada ao aprendizado desse público específico”, comenta Cristina Kavalkievicz. O prazo de inscrição para os cursos se encerra no dia 29 de agosto.